O Papai Noel fez uma visita ao estúdio do Programa Especial e veio acompanhado de três crianças com deficiência visual, que gostariam de conhecer um pouco mais dessa figura natalina. As nossas consultoras em audiodescrição, Ana Fátima Berquó e Virgínia Menezes, ajudaram a descrever as características do bom velhinho. O Papai Noel explicou como é o seu trenó:

“O trenó é como se fosse um veículo sem rodas, ele teria uma base plana de madeira embaixo para deslizar na neve. E, quando ele sai da Lapônia para entregar os presentes do Papai Noel, eu tenho as renas, que são as únicas renas voadoras do mundo.” 

Marcelo Cunha é artista plástico, tetraplégico e faz parte da Associação dos Pintores com a Boca e com os Pés. Ele conversou com a nossa equipe sobre o significado do Natal na vida dele:

“Uma coisa que eu passei a valorizar mais, juntamente com a minha família, é essa reunião que acontece no Natal. E é uma coisa que a gente busca fazer com novidades. Teve um ano que a gente reuniu a família e a gente começou a fazer sorteio de cartões. Aí, a gente pegou aqueles cartões todos da Associação, porque eu recebo cartões do mundo inteiro, não somente cartões dos artistas do Brasil. A gente passou a fazer isso, sortear cartões, para que as pessoas pudessem, a minha família, no caso, pudessem escrever uma mensagem.” 

Clarissa Guerretta é intérprete de LIBRAS do Programa Especial e tem deficiência auditiva. Fomos a casa dela para aprender alguns sinais relacionados ao presépio e a árvore de Natal. Seu filho, Aquiles, aproveitou para falar sobre o que mais gosta no Natal:

“Gosto muito de arrumar a árvore de Natal com a minha mãe e com o meu pai, porque isso é sempre muito divertido e também a gente ri, brinca. A gente faz os sinais dos objetos da árvore de Natal. Eu também adoro colocar a estrela no topo, do Natal.”

0
0
0
s2sdefault