O Palácio de Monserrate é um dos pontos turísticos mais importantes de Portugal. Além da beleza arquitetônica, ele também conta com um grande parque ao redor. Nossa repórter Fernanda Honorato foi até lá e conversou com Carolina Martins, que é especialista em acessibilidade dos Parques de Sintra e falou sobre os recursos do Palácio:

“Em nível de acessibilidade física, que é uma das mais procuradas, o visitante pode chegar, pedir um equipamento de tração que pode movimentar cadeiras de rodas em grandes inclinações. Para além desses equipamentos, temos o carrinho elétrico que também é acessível à cadeira de rodas e permite que pessoas com mobilidade reduzida cheguem até o palácio sem grandes dificuldades. Para pessoas com deficiência visual, temos visitas sensoriais. Temos também as visitas com intérprete de Língua Gestual Portuguesa.”

Zé Luiz Pacheco visitou o Palácio da Pena, que representa uma das principais expressões do romantismo arquitetônico do século XIX. Ele conversou com Sara Bernardo, que é guia. Ela falou sobre a história do local:

“A história é muito antiga, já remonta do tempo dos mouros, quando eles estiveram em Portugal, ocuparam durante muitos séculos este território. E Sintra era uma vila moura. Vieram no século VIII e ficaram até o primeiro rei, D. Afonso Henriques, chegar a Sintra e Lisboa, em 1147.”

E ainda, no Quadro Paralímpicos, um depoimento da paratleta de atletismo, Teresinha dos Santos.

 

0
0
0
s2sdefault