A terapia com répteis usa animais inusitados, como jacarés, serpentes, lagartos para auxiliar tanto no desenvolvimento motor e cognitivo como também no da fala. Andrea Ribeiro, fonoaudióloga, contou funciona o método:

“Nós atendemos crianças com síndrome de Down, paralisia cerebral, espectro de autismo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, desordem de processamento auditivo central, qualquer tipo de distúrbios de linguagem tanto oral quanto escrita." Quando a gente vai trabalhar a alfabetização, a gente utiliza os répteis e, nesse caso, pegamos geralmente a cobra e mostramos a sequência, início, meio e fim. O início é a cabeça, o meio, o corpo, e o final é o rabo. As crianças adoram olhar, e, aí, a gente começa a escrever as palavrinhas em cima. E, então, nós começamos a apresentar conceitos matemáticos: "Ah, vamos contar os dedinhos do jacaré. Ah, muito bem, tem 5 dedos na mão. E a sua mão? Tem cinco. Vamos contar os dedos do pé..."

O PediaSuit faz parte de uma terapia intensiva utilizada por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para ajudar pessoas com deficiência. Leonardo Oliveira, desenvolvedor do PediaSuit, falou sobre como criou o aparelho e como ele auxilia a locomoção de pessoas com deficiência:

“O PediaSuit é uma órtese para pacientes com atrasos motor e físico. O PediaSuit nasceu da necessidade do meu filho, que não caminhava na idade de dois anos. E baseados também nas pesquisas dos cosmonautas russos, nos anos 70, que buscavam um macacão com elásticos para simular a gravidade, eu adaptei essa situação, essas pesquisas que eles fizeram e, hoje em dia, adaptei para fazer em terapias com pacientes com paralisia cerebral e até mesmo com autismo. O PediaSuit é composto por um capacete, por uma veste na parte superior do tronco e do peito, shorts e joelheiras, e um sapato adaptado para poder conectá-lo aos joelhos. Todas essas partes, o chapéu, a veste, os shorts, as joelheiras e os sapatos são interligados por ganchos e pelos tracionadores elásticos, de acordo com a formação das cadeias musculares. Essa propiedade do elástico esticar também motiva o próximo movimento, principalmente na parte de marcha. Quando ele levanta a perna esquerda, o elástico puxa para cima, mas se ele quer voltar, ensina o paciente o próximo passo. Então, esse é o grande segredo do PediaSuit, ele não só dá postura, mas ele motiva o próximo movimento, ele ensina ao paciente o próximo movimento.”

0
0
0
s2sdefault