PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Seu Espaço Seu Espaço SEMANA DE ACESSIBILIDADE NO CCBB SÃO PAULO

SEMANA DE ACESSIBILIDADE NO CCBB SÃO PAULO

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

Semana de Acessibilidade

de 23 a 28 de agosto de 2011

 

O CCBB Educativo preparou uma programa√ß√£o especial sobre Acessibilidade, um tema importante que vem sendo cada vez mais abordado em diversos √Ęmbitos, como educacional, sa√ļde, empresarial e cultural. Acima de tudo, Acessibilidade √© uma quest√£o de cidadania e interessa a todos n√≥s. Por isso, entre 23 e 28 de agosto, ser√£o realizadas atividades acess√≠veis em m√ļsica, conta√ß√£o de hist√≥ria, laborat√≥rios de a√ß√Ķes criativas, visitas mediadas, entre outros, na sede do CCBB, no Centro de S√£o Paulo. Este √© o segundo ano consecutivo que o Educativo promove este evento e todas as atividades s√£o gratuitas.

 

Tamb√©m haver√° uma s√©rie de discuss√Ķes e palestras sobre o assunto com convidados especiais durante a semana. A pedagoga e p√≥s-graduanda em LIBRAS e Educa√ß√£o para Surdos, Fernanda Wendy tratar√° do tema ‚ÄúInclus√£o no Mercado de Trabalho‚ÄĚ e a muse√≥loga, consultora em acessibilidade e doutoranda em Comunica√ß√£o e Semi√≥tica pela PUC-SP, Viviane Sarraf, falar√° sobre ‚ÄúAcessibilidade em Institui√ß√Ķes Culturais‚ÄĚ.

 

O encontro mensal ‚ÄúPr√°ticas e Reflex√Ķes com Educadores‚ÄĚ contar√° com a presen√ßa de Valqu√≠ria Prates, escritora, curadora educativa, mestre em Educa√ß√£o e doutoranda em A√ß√£o Cultural e Media√ß√£o na ECA-USP. A palestrante atuou na Secretaria Municipal da Pessoa com Defici√™ncia e discutir√° o tema ‚ÄúAcessibilidade, Arte Contempor√Ęnea e Participa√ß√£o‚ÄĚ.

 

Confira a programação completa:

Vivências Musicais - Terça, sábado e domingo às 13h (acessível também para cegos e cadeirantes)

Local: 1¬į andar. Faixa et√°ria: a partir de 6 anos.

Ser√° que os sons conseguem despertar lembran√ßas? E as m√ļsicas? Atrav√©s de jogos musicais, proporemos um di√°logo entre mem√≥ria, m√ļsica e sensa√ß√Ķes.

Visita Multissensorial - De terça a domingo às 16h (acessível para cegos e cadeirantes)

Local: início no térreo. Faixa etária: a partir de 6 anos. 10 vagas

Visita mediada √† exposi√ß√£o ‚ÄúOneness‚ÄĚ da artista contempor√Ęnea japonesa Mariko Mori. De car√°ter participativo, a visita explora os diversos sentidos, al√©m da vis√£o.

 

Laborat√≥rio de A√ß√Ķes Criativas - de quarta a sexta √†s 15h

Local: 1¬į andar

Fazer e brincar (acessível também para surdos e cadeirantes)

Quais foram os brinquedos que fizeram parte da sua inf√Ęncia? De onde eles vieram? Para descobrir mais sobre brinquedos e brincadeiras que fazem parte da nossa cultura, o Laborat√≥rio de A√ß√Ķes Criativas convida voc√™ e sua fam√≠lia a fazer e brincar.
Classificação indicativa: a partir de 5 anos. 15 vagas.

 

Resignificando Objetos (acessível também para surdos e cadeirantes)

Qual é a utilidade dos objetos que usamos todo dia? Uma vassoura é apenas uma vassoura? Ou quem sabe também poderia ser um microfone, a cauda de uma ave, ou até mesmo uma espada! Nós é quem damos significados aos objetos. Que tal descobrirmos seus outros significados?

Classificação indicativa: a partir 5 anos. 15 vagas.

 

Desvendando A Arquitetura (acessível também para cegos e cadeirantes)

Neste laboratório, iremos reconhecer a arquitetura do CCBB, modelando detalhes do edifício a partir de sua descrição.

Classificação indicativa: a partir 5 anos. 10 vagas.

 

Visita Sensorial - Quinta e sexta-feira às 13h e domingo às 15h - (acessível também para cegos e cadeirantes)

 

Local:  início no térreo.

Classificação indicativa: a partir de 10 anos. 10 vagas.

Visita inclusiva para deficientes visuais e para o p√ļblico em geral, que ser√° convidado a utilizar vendas nos olhos durante o percurso. Venha conhecer o pr√©dio do CCBB, sua hist√≥ria, os estilos arquitet√īnicos e sua rela√ß√£o com a cidade de S√£o Paulo a partir da experimenta√ß√£o do espa√ßo e de outras propostas l√ļdicas.

Duração média de 1h.

 

Em Cantos e Contos em LIBRAS - De quinta a domingo às 14h - (acessível também para surdos e cadeirantes)

 

Local: 1¬į andar.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos. 20 vagas

Contação inclusiva para pessoas surdas e ouvintes, feita em Língua de Sinais e narrada em português. Neste mês traremos a história de Narciso, filho do deus-rio Cephisus e da ninfa Liríope, um jovem de extrema beleza que se apaixonou pela sua própria imagem refletida nas águas.

 

Visita mediada em LIBRAS - Sábado às 13h - (acessível também para surdos)

Local: início no térreo.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos. 15 vagas

Visita mediada √† exposi√ß√£o ‚ÄúOneness‚ÄĚ para surdos ou ouvintes fluentes em Libras.¬† Dura√ß√£o m√©dia de 1h.

 

Palestra Fernanda Wendy - Inclusão no Mercado de Trabalho - (acessível também para surdos, cadeirantes e cegos)

Quarta-feira, dia 24, das 17h30 às 19h30

Local: Audit√≥rio ‚Äď 40 vagas com inscri√ß√£o pelo telefone 3113-3649.

Pedagoga, p√≥s-graduanda em LIBRAS e Educa√ß√£o para Surdos, int√©rprete e instrutora de LIBRAS, com profici√™ncia reconhecida pelo MEC, a palestrante atua na Universidade S√£o Judas Tadeu. Comp√Ķe a equipe t√©cnica do Programa Inclus√£o Eficiente, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Trabalho atuando nas quest√Ķes de empregabilidade de pessoas com defici√™ncia. H√° mais de 15 anos est√° envolvida nas quest√Ķes de pessoas com defici√™ncia auditiva. √Č filha de pais surdos, e por este motivo tem tamb√©m LIBRAS como l√≠ngua materna.

 

Palestra Viviane Sarraf ‚Äď Acessibilidade em Institui√ß√Ķes Culturais - (acess√≠vel tamb√©m para surdos, cadeirantes e cegos)

Quinta-feira, dia 25 das 17h30 às 19h30

Local: Audit√≥rio ‚Äď 40 vagas com inscri√ß√£o pelo telefone 3113 3649.

Possui Licenciatura em Educa√ß√£o Art√≠stica pela FAAP, especializa√ß√£o em Museologia no MAE-USP (2004), mestrado no Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Ci√™ncia da Informa√ß√£o da USP e doutoranda no Programa de Comunica√ß√£o e Semi√≥tica da PUC-SP. Tem publica√ß√Ķes na √°rea de acessibilidade cultural, trabalha com cursos, consultoria e projetos em parceria com diversas institui√ß√Ķes. Tem experi√™ncia na √°rea de Museologia e Cultura, com √™nfase em acessibilidade para pessoas com defici√™ncia e mobilidade reduzida e recebeu pr√™mios e t√≠tulos nacionais e internacionais.

 

 

Pr√°ticas e Reflex√Ķes com Educadores com Valqu√≠ria Prates ‚Äď Acessibilidade, Arte Contempor√Ęnea e Participa√ß√£o - (acess√≠vel tamb√©m para surdos, cadeirantes e cegos)

Sábado, dia 27 das 10h às 12h

Local: cinema. 70 vagas com inscrição pelo telefone 3113 3649.

Valqu√≠ria Prates √© educadora, escritora, mestre em Educa√ß√£o e doutoranda na √°rea de A√ß√£o Cultural e Media√ß√£o na ECA-USP. A palestrante realiza exposi√ß√Ķes, curadorias educativas e publica√ß√Ķes sobre arte contempor√Ęnea para o p√ļblico infanto-juvenil e atuou na Secretaria Municipal da Pessoa com Defici√™ncia.

 

Visita Teatralizada com tradução em LIBRAS - Sábado às 15h - (acessível também para surdos e cadeirantes)

Imagine reviver a √©poca na qual o pr√©dio, que hoje abriga o CCBB, sediou a primeira ag√™ncia do Banco do Brasil em S√£o Paulo, na d√©cada de 20. A hist√≥ria do pr√©dio, constru√≠do em 1901 e reformado pelo engenheiro-arquiteto Hippolyto Gustavo Pujol Junior ser√° contada e cantada por atores e m√ļsicos, que, vestidos a car√°ter, ser√£o os mestres de cerim√īnias desta visita.

Duração média de 40 minutos.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos

 

Para requisitar visita em Libras fora dos horários divulgados, favor agendar pelo telefone 3113-3649. Sujeito à disponibilidade de educadores- intérpretes.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar coment√°rio


Assista ao programa

Todo sábado às 12:00

Reprise aos domingos, às 9:30

Como enviar seu material

Você pode nos enviar seu material em arquivos nos seguintes formatos:

Vídeos nos formatos: avi, mpeg, mpg, wmv, mov.

Imagens nos formatos: jpg, gif, png, bmp

Textos nos formatos: txt, doc, rtf, pdf

√Āudios no formato: mp3

Envio o seu material para o email: producao@programaespecial.com.br

Programa Especial na rede

Siga o Programa Especial no Twitter Participe de nossa comunidade no Facebook


Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!