PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Seu Espaço

A seção Seu Espaço é exclusivamente sua. Aqui publicaremos uma galeria de imagens com fotos enviadas por você, também vamos disponibilizar os vídeos e histórias que você nos enviar. Para mandar seu material para a nossa produção, basta enviar um email para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Contamos com a sua participação!



SEMANA DE ACESSIBILIDADE NO CCBB SÃO PAULO

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

Semana de Acessibilidade

de 23 a 28 de agosto de 2011

 

O CCBB Educativo preparou uma programa√ß√£o especial sobre Acessibilidade, um tema importante que vem sendo cada vez mais abordado em diversos √Ęmbitos, como educacional, sa√ļde, empresarial e cultural. Acima de tudo, Acessibilidade √© uma quest√£o de cidadania e interessa a todos n√≥s. Por isso, entre 23 e 28 de agosto, ser√£o realizadas atividades acess√≠veis em m√ļsica, conta√ß√£o de hist√≥ria, laborat√≥rios de a√ß√Ķes criativas, visitas mediadas, entre outros, na sede do CCBB, no Centro de S√£o Paulo. Este √© o segundo ano consecutivo que o Educativo promove este evento e todas as atividades s√£o gratuitas.

 

Tamb√©m haver√° uma s√©rie de discuss√Ķes e palestras sobre o assunto com convidados especiais durante a semana. A pedagoga e p√≥s-graduanda em LIBRAS e Educa√ß√£o para Surdos, Fernanda Wendy tratar√° do tema ‚ÄúInclus√£o no Mercado de Trabalho‚ÄĚ e a muse√≥loga, consultora em acessibilidade e doutoranda em Comunica√ß√£o e Semi√≥tica pela PUC-SP, Viviane Sarraf, falar√° sobre ‚ÄúAcessibilidade em Institui√ß√Ķes Culturais‚ÄĚ.

 

O encontro mensal ‚ÄúPr√°ticas e Reflex√Ķes com Educadores‚ÄĚ contar√° com a presen√ßa de Valqu√≠ria Prates, escritora, curadora educativa, mestre em Educa√ß√£o e doutoranda em A√ß√£o Cultural e Media√ß√£o na ECA-USP. A palestrante atuou na Secretaria Municipal da Pessoa com Defici√™ncia e discutir√° o tema ‚ÄúAcessibilidade, Arte Contempor√Ęnea e Participa√ß√£o‚ÄĚ.

 

Confira a programação completa:

Vivências Musicais - Terça, sábado e domingo às 13h (acessível também para cegos e cadeirantes)

Local: 1¬į andar. Faixa et√°ria: a partir de 6 anos.

Ser√° que os sons conseguem despertar lembran√ßas? E as m√ļsicas? Atrav√©s de jogos musicais, proporemos um di√°logo entre mem√≥ria, m√ļsica e sensa√ß√Ķes.

Visita Multissensorial - De terça a domingo às 16h (acessível para cegos e cadeirantes)

Local: início no térreo. Faixa etária: a partir de 6 anos. 10 vagas

Visita mediada √† exposi√ß√£o ‚ÄúOneness‚ÄĚ da artista contempor√Ęnea japonesa Mariko Mori. De car√°ter participativo, a visita explora os diversos sentidos, al√©m da vis√£o.

 

Laborat√≥rio de A√ß√Ķes Criativas - de quarta a sexta √†s 15h

Local: 1¬į andar

Fazer e brincar (acessível também para surdos e cadeirantes)

Quais foram os brinquedos que fizeram parte da sua inf√Ęncia? De onde eles vieram? Para descobrir mais sobre brinquedos e brincadeiras que fazem parte da nossa cultura, o Laborat√≥rio de A√ß√Ķes Criativas convida voc√™ e sua fam√≠lia a fazer e brincar.
Classificação indicativa: a partir de 5 anos. 15 vagas.

 

Resignificando Objetos (acessível também para surdos e cadeirantes)

Qual é a utilidade dos objetos que usamos todo dia? Uma vassoura é apenas uma vassoura? Ou quem sabe também poderia ser um microfone, a cauda de uma ave, ou até mesmo uma espada! Nós é quem damos significados aos objetos. Que tal descobrirmos seus outros significados?

Classificação indicativa: a partir 5 anos. 15 vagas.

 

Desvendando A Arquitetura (acessível também para cegos e cadeirantes)

Neste laboratório, iremos reconhecer a arquitetura do CCBB, modelando detalhes do edifício a partir de sua descrição.

Classificação indicativa: a partir 5 anos. 10 vagas.

 

Visita Sensorial - Quinta e sexta-feira às 13h e domingo às 15h - (acessível também para cegos e cadeirantes)

 

Local:  início no térreo.

Classificação indicativa: a partir de 10 anos. 10 vagas.

Visita inclusiva para deficientes visuais e para o p√ļblico em geral, que ser√° convidado a utilizar vendas nos olhos durante o percurso. Venha conhecer o pr√©dio do CCBB, sua hist√≥ria, os estilos arquitet√īnicos e sua rela√ß√£o com a cidade de S√£o Paulo a partir da experimenta√ß√£o do espa√ßo e de outras propostas l√ļdicas.

Duração média de 1h.

 

Em Cantos e Contos em LIBRAS - De quinta a domingo às 14h - (acessível também para surdos e cadeirantes)

 

Local: 1¬į andar.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos. 20 vagas

Contação inclusiva para pessoas surdas e ouvintes, feita em Língua de Sinais e narrada em português. Neste mês traremos a história de Narciso, filho do deus-rio Cephisus e da ninfa Liríope, um jovem de extrema beleza que se apaixonou pela sua própria imagem refletida nas águas.

 

Visita mediada em LIBRAS - Sábado às 13h - (acessível também para surdos)

Local: início no térreo.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos. 15 vagas

Visita mediada √† exposi√ß√£o ‚ÄúOneness‚ÄĚ para surdos ou ouvintes fluentes em Libras.¬† Dura√ß√£o m√©dia de 1h.

 

Palestra Fernanda Wendy - Inclusão no Mercado de Trabalho - (acessível também para surdos, cadeirantes e cegos)

Quarta-feira, dia 24, das 17h30 às 19h30

Local: Audit√≥rio ‚Äď 40 vagas com inscri√ß√£o pelo telefone 3113-3649.

Pedagoga, p√≥s-graduanda em LIBRAS e Educa√ß√£o para Surdos, int√©rprete e instrutora de LIBRAS, com profici√™ncia reconhecida pelo MEC, a palestrante atua na Universidade S√£o Judas Tadeu. Comp√Ķe a equipe t√©cnica do Programa Inclus√£o Eficiente, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Trabalho atuando nas quest√Ķes de empregabilidade de pessoas com defici√™ncia. H√° mais de 15 anos est√° envolvida nas quest√Ķes de pessoas com defici√™ncia auditiva. √Č filha de pais surdos, e por este motivo tem tamb√©m LIBRAS como l√≠ngua materna.

 

Palestra Viviane Sarraf ‚Äď Acessibilidade em Institui√ß√Ķes Culturais - (acess√≠vel tamb√©m para surdos, cadeirantes e cegos)

Quinta-feira, dia 25 das 17h30 às 19h30

Local: Audit√≥rio ‚Äď 40 vagas com inscri√ß√£o pelo telefone 3113 3649.

Possui Licenciatura em Educa√ß√£o Art√≠stica pela FAAP, especializa√ß√£o em Museologia no MAE-USP (2004), mestrado no Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Ci√™ncia da Informa√ß√£o da USP e doutoranda no Programa de Comunica√ß√£o e Semi√≥tica da PUC-SP. Tem publica√ß√Ķes na √°rea de acessibilidade cultural, trabalha com cursos, consultoria e projetos em parceria com diversas institui√ß√Ķes. Tem experi√™ncia na √°rea de Museologia e Cultura, com √™nfase em acessibilidade para pessoas com defici√™ncia e mobilidade reduzida e recebeu pr√™mios e t√≠tulos nacionais e internacionais.

 

 

Pr√°ticas e Reflex√Ķes com Educadores com Valqu√≠ria Prates ‚Äď Acessibilidade, Arte Contempor√Ęnea e Participa√ß√£o - (acess√≠vel tamb√©m para surdos, cadeirantes e cegos)

Sábado, dia 27 das 10h às 12h

Local: cinema. 70 vagas com inscrição pelo telefone 3113 3649.

Valqu√≠ria Prates √© educadora, escritora, mestre em Educa√ß√£o e doutoranda na √°rea de A√ß√£o Cultural e Media√ß√£o na ECA-USP. A palestrante realiza exposi√ß√Ķes, curadorias educativas e publica√ß√Ķes sobre arte contempor√Ęnea para o p√ļblico infanto-juvenil e atuou na Secretaria Municipal da Pessoa com Defici√™ncia.

 

Visita Teatralizada com tradução em LIBRAS - Sábado às 15h - (acessível também para surdos e cadeirantes)

Imagine reviver a √©poca na qual o pr√©dio, que hoje abriga o CCBB, sediou a primeira ag√™ncia do Banco do Brasil em S√£o Paulo, na d√©cada de 20. A hist√≥ria do pr√©dio, constru√≠do em 1901 e reformado pelo engenheiro-arquiteto Hippolyto Gustavo Pujol Junior ser√° contada e cantada por atores e m√ļsicos, que, vestidos a car√°ter, ser√£o os mestres de cerim√īnias desta visita.

Duração média de 40 minutos.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos

 

Para requisitar visita em Libras fora dos horários divulgados, favor agendar pelo telefone 3113-3649. Sujeito à disponibilidade de educadores- intérpretes.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

SEU ESPAÇO - FOTOS

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

Tênis para cadeirantes

 

A Ellen Cristina Gonçalves, de Niterói-RJ, nos mandou as fotos dessas crianças que estão, como ela escreveu no e-mail, "treinando pesado rumo às paraolimpiadas". Elas praticam o tênis adaptado para cadeirantes.

Caio, Vinicius, Gabriel, Fillipe, Zé e Rebeca.

 

Caio, de 11 anos, filho da Ellen

 

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

SEU ESPAÇO

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

No dia 30 de setembro de 2010, no audit√≥rio da AAPSA- SANTO AMARO - S√ÉO PAULO - Av. M√°rio Lopes Le√£o, 534, - das 9h30 as 17h00 acontece a 2¬™ EDI√á√ÉO DO F√ďRUM DE DISCUSS√ēES, SOLU√á√ēES, INCLUS√ÉO E ACESSIBILIDADE DAS PESSOAS COM DEFICI√äNCIA.

Notícia enviada por internauta

F√ďRUM DE DISCUSS√ēES, SOLU√á√ēES, INCLUS√ÉO E ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIENCIA.

2ª EDIÇÃO


9H30- ABERTURA

10H00-INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - DESPESAS OU INVESTIMENTO?
SUPERINTENDENTE REGIONAL DO TRABALHO - JOS√Č ROBERTO DE MELO

10H30-CONHEÇA O INSTITUTO IOS-INSTITUTO DA OPORTUNIDADE SOCIAL


11H00-"INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIENCIA COM FOCO NA EDUÇÃO PARA O TRABALHO"
APRESENTAÇÃO DA AVAPE

12H00-ALMOÇO

13H00-"DERRUBANDO BARREIRAS: SUPERAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL
PALESTRANTE: MARA GABRILLI

14h30-"DESCASOS"

PALESTRANTE: Dra ALEXANDRA SZAFIR

15H30- INTERVALO

16h 00-"A FORÇA CONTAGIANTE DA SUPERAÇÃO"
PALESTRANTE: PAULO EDUARDO CHIEFFI AaGAARD O PAUÊ


Reservas: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

SEU ESPAÇO

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

A portuguesa Sandra Morato, que acompanha o Programa Especial, lançou o livro Sara, a Luz.

"Aqui partilho convosco o livro que escrevi sobre a minha fantástica experiência de ser mãe de uma criança com Sindrome de Down", diz Sandra Morato.

Sinopse:

O relato da aventura √ļnica de Sandra e Sara. O livro, que est√° repleto de dicas, t√©cnicas, dados cl√≠nicos e outros conselhos √ļteis e baseados na experi√™ncia, torna-se, assim, num verdadeiro manual para quem √© pai de uma crian√ßa com Trissomia 21. Mas tamb√©m num documento inspirador para todos os que pensam que o nascimento de uma crian√ßa diferente¬† - seja com Trissomia 21 ou com outra diferen√ßa qualquer - significa entrega e resigna√ß√£o. "Sara, a Luz", que √©, de facto, uma extraordin√°ria li√ß√£o de vida, abre as portas da esperan√ßa para todos os que se julgam infortunados.

O livro está disponível no site: www.primebooks.pt

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

SEU ESPAÇO - VIDEOS

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF
Vídeo de Gabriel e Marcos pedalam em bicicleta tandem na Bélgica.
Viviane Macedo e Luiz Cláudio Passos mostram talento na dança


Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

SEU ESPAÇO - FOTOS

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF
Foto de Weimar Pettengill e Adauto
Belli durante aventura de percorrer
1.700 km entre Brasília e Paraty.
Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 


Assista ao programa

Todo sábado às 12:00

Reprise aos domingos, às 9:30

Como enviar seu material

Você pode nos enviar seu material em arquivos nos seguintes formatos:

Vídeos nos formatos: avi, mpeg, mpg, wmv, mov.

Imagens nos formatos: jpg, gif, png, bmp

Textos nos formatos: txt, doc, rtf, pdf

√Āudios no formato: mp3

Envio o seu material para o email: producao@programaespecial.com.br

Programa Especial na rede

Siga o Programa Especial no Twitter Participe de nossa comunidade no Facebook


Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!