PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home

Consciência Negra

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

Sábado, 16/11/2013 - No Programa Especial desta semana, vamos homenagear o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Vamos conhecer Ana Regina Campello, professora universitária e surda, que fala sobre a inclusão social do negro surdo e também Myrian Silva de Oliveira, historiadora que pesquisa temas relacionados à cultura e identidade negra e tem uma deficiência física. Além disso, vamos conversar com Ivete Rita, que é cega e participa como convidada do concurso Gata Preta Plus Size Carioca. Fernanda Honorato bate um papo com Lena Martins, criadora da boneca Abayomí. E ainda, Zé Luiz Pacheco conhece o Bloco Afro Orunmilá.

 

Ana Regina Campello é professora universitária, surda e diretora-presidente da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos. Ana Regina recebeu nossa equipe e falou que o negro surdo sofre muito preconceito:

‚ÄúO negro surdo nas escolas, no trabalho, na vida social, nas v√°rias camadas sociais, est√° sempre subalternizado, estigmatizado. Quando comecei a fazer uma pesquisa com o tema, que era sobre os surdos dentro das universidades, encontrei um n√ļmero pequeno de pessoas negras surdas nas salas de aula‚ÄĚ.

Myrian Silva de Oliveira é historiadora e tem artrose bilateral. Nossa equipe conversou com ela sobre cultura e identidade negra.  Myrian acredita que a escola e a família têm que ser plataforma na estimulação da consciência negra:

‚ÄúEu vejo que a Hist√≥ria pode contribuir muito dentro da consci√™ncia negra quando ela entra com mais atua√ß√£o dentro das escolas, as escolas levam para dentro da fam√≠lia e as fam√≠lias se unem mais‚ÄĚ.

Abayomí é uma boneca de pele negra e estética afro, feita com materiais reaproveitáveis. Fernanda Honorato foi conversar com a idealizadora, Lena Martins, que disse por que resolveu fazer as bonecas:

‚ÄúEu observava muito que nas vitrines, n√£o tinha bonecas que parecessem com o povo brasileiro. At√© hoje, se voc√™ olhar uma vitrine, a maior parte das bonecas √© loira, elas n√£o parecem com o povo brasileiro. E a√≠, eu muito envolvida, e naquele per√≠odo descobrindo a minha identidade afrobrasileira, eu comecei a fazer umas bonecas‚ÄĚ.

Ivete Rita √© aluna de Pedagogia e √© cega. Ela vai fazer uma participa√ß√£o especial no concurso Gata Preta Plus Size, um concurso que destaca a eleg√Ęncia e o estilo da mulher negra do Rio de Janeiro. ¬†Jos√© de Andrade, idealizador do concurso, conta que Ivete ir√° desfilar sem um guia e essa ser√° a grande surpresa da noite:

‚ÄúUma das grandes surpresas com a quest√£o de um cego abrindo um desfile, √© voc√™ ter um cego numa passarela sem ningu√©m andar com ele. Ent√£o, os ensaios que ela est√° passando s√£o justamente para ter no√ß√£o do espa√ßo dessa passarela, qual √© a metragem de ida e volta sozinha‚ÄĚ.

Nosso repórter Zé Luiz Pacheco foi até a Lapa, no Rio de Janeiro, conhecer o Bloco Afro Orunmilá, que oferece oficinas gratuitas de dança e percussão, e conversou com o fundador do bloco, Cesar Xavier, que falou sobre a motivação da criação do bloco:

‚ÄúEsse movimento foi mais um movimento de protesto contra a quest√£o do racismo. E o bloco, atrav√©s da sua arte, da sua dan√ßa, da sua percuss√£o, de todo o movimento que fazia, levantava muito a autoestima das pessoas. O bloco s√≥ agrega. A gente n√£o tem essa coisa do racismo √†s avessas‚ÄĚ.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
√öltima atualiza√ß√£o em Seg, 25 de Novembro de 2013 12:22  

Assista ao programa

Todo sábado às 12:00

Reprise aos domingos, às 9:30

Programa Especial na rede

Siga o Programa Especial no Twitter Participe de nossa comunidade no Facebook


Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!