PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Futebol de 5 e 7

Futebol de 5 e 7

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

No Programa Especial desta semana, vamos falar sobre um esporte que é paixão nacional: o futebol. Você vai saber sobre o futebol de cinco e sobre o futebol de sete, duas modalidades que fazem parte das Paralimpíadas. Você vai acompanhar também uma visita de Fernanda Honorato e Zé Luiz Pacheco no Oceanário de Lisboa. E ainda, mais uma edição do Quadro Paralímpicos.

Quadra coberta. Jogadores com olhos vendados e dois times com uniformes vermelho e azul jogam bola.

O futebol de 5 é voltado para pessoas com deficiência visual. A primeira participação nos Jogos Paralímpicos aconteceu em Atenas, em 2004. Para saber um pouco mais sobre esse esporte, nossa equipe acompanhou um campeonato interestadual e aproveitou para conversar com técnicos e jogadores. Fausto Penello, treinador da equipe da Urece, falou sobre algumas adaptações do esporte:

“Uma das adaptações que a gente precisa fazer é que os atletas usem a venda, porque alguns têm a percepção de luz e o goleiro também enxerga. O goleiro além de defender, ele tem uma função muito importante, que é orientar a defesa para facilitar o jogo. Além disso, temos a bola com guizo, a banda lateral e os atletas tem que falar "voy" quando forem em direção à bola, para não existir tantos choques.”

O futebol de sete é praticado por jogadores com paralisia cerebral. A modalidade foi criada em Edimburgo, na Escócia e começou a fazer parte das Paralimpíadas em 1984. O coordenador da Seleção Paralímpica Brasileira de Futebol de 7, Hélio dos Santos, falou sobre a expectativa para os Jogos Rio 2016:

“Hoje, o Brasil é a terceira força mundial, nós temos a Rússia, a Ucrânia e o Brasil nessa posição no ranking mundial e nós queremos contar com todos para que aqui no Brasil nós consigamos a tão medalha de ouro e nós estamos batalhando atrás dessa medalha e eu acho que esse 2016 é o nosso ano para trazer essa medalha para o Brasil.”

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar comentário



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!