PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Minas Gerais - Inhotim

Minas Gerais - Inhotim

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

No Programa Especial desta semana, vamos at√© Minas Gerais conhecer o Instituto Inhotim, que √© o maior acervo de arte contempor√Ęnea do Brasil e o maior centro de arte ao ar livre da Am√©rica Latina. Vamos visitar o local, conhecer um pouco das obras de arte e saber como √© a acessibilidade por l√°. E, ainda, mais uma edi√ß√£o do quadro Paral√≠mpicos.

Em um Jardim Sensorial, dois homens e duas mulheres. Um homem √© cego e outro vidente. As duas mulheres s√£o cegas. √Ā frente deles , tanque com plantas.

 

 

Nossa equipe foi até Brumadinho o conhecer o Instituto Inhotim e conversar com Raquel Novais, diretora-executiva do local. Ela falou sobre as obras de arte e sobre a inclusão de pessoas com deficiência no Instituto:

‚ÄúTemos dois acervos: um de arte contempor√Ęnea e um bot√Ęnico. A gente tem uma cole√ß√£o de mais de 5 mil esp√©cies e elas servem tanto para os projetos paisag√≠sticos dos jardins, como tamb√©m para pesquisas, como cataloga√ß√£o, como interc√Ęmbios com os outros Jardins Bot√Ęnicos. E, hoje, a gente tem uma √°rea de visita√ß√£o de 140 hectares e 500 obras em exposi√ß√£o. Essas obras est√£o expostas em galerias e tamb√©m abertas nos jardins. Ent√£o, o visitante que vem a Inhotim tem a experi√™ncia de ver obras de arte expostas de uma maneira √ļnica no mundo, porque aqui a gente anda pelos jardins e encontra com essas obras. Voc√™ tem a oportunidade tamb√©m de entrar em algumas gelerias, algumas com artistas diversos, de algumas gera√ß√Ķes. E, tamb√©m, galerias monogr√°ficas, que t√™m acervo de um artista espec√≠fico. Um dos eixos que o nosso educativo trabalha, desde sempre, √© a preocupa√ß√£o de n√£o s√≥ garantir o acesso √†s obras, mas o acesso para todas as pessoas. A arte contempor√Ęnea permite n√£o s√≥ contemplar, voc√™ pode contemplar, mas voc√™ tamb√©m pode ter outras rela√ß√Ķes sensoriais, que seja t√°til, auditiva. Ent√£o, a gente tem no acervo obras onde as pessoas com defici√™ncia podem ter a mesma experi√™ncia que outras pessoas que n√£o t√™m nenhum tipo de defici√™ncia‚ÄĚ.

Wendel Silva trabalha no setor educativo do Instituto Inhotim. Nós conversamos com ele para saber como funciona a visita mediada para pessoas com deficiência visual.

‚Äú Aqui no Inhotim, no setor educativo, n√≥s recebemos pessoas de grupos escolares, pessoas que vem em visitas livres e o nosso trabalho √© estimular a experi√™ncia dessas pessoas aqui nos nossos acervos, atrav√©s de visitas mediadas. Um desses grupos que a gente recebe √© o de pessoas com defici√™ncia. Para este tipo de p√ļblico, n√≥s criamos propostas que estimulem o di√°logo, ou seja, n√≥s nunca vamos fazer aquela visita guiada, em que eu fico falando e pessoa s√≥ ouvindo. √Č sempre o di√°logo entre mim e a pessoa. A experi√™ncia aqui √© sempre valorizada. Um exemplo desse circuito sensorial √© o espa√ßo dos Jardim de Todos os Sentidos, que fica no viveiro educador. Nele h√° tr√™s jardins circulares, que cont√™m plantas medicinais, plantas arom√°ticas e plantas t√≥xicas. Nos espa√ßos de plantas medicinais e arom√°ticas, a pessoa com defici√™ncia visual pode tocar nas esp√©cies, cheirar e ela pode at√© provar aquela planta que a gente tem em casa para fazer ch√°, aquela planta que a gente usa no tempero, como o manjeric√£o, por exemplo‚ÄĚ.

Além de se preocupar com a acessibilidade do local, o Instituto Inhotim também conta com funcionários com deficiência. Rosemary Calisto, que é monitora de galeria e tem síndrome de Down, falou sobre o trabalho no Instituto:

“Eu trabalho aqui no Inhotim há 8 anos. Eu trabalho como monitoria, eu já visitava o parque. Aí falei assim: "Eu quero trabalhar, igual a minha irmã trabalha, minha mãe trabalha em casa, meu pai trabalha, e eu não. Mas eu quero trabalhar." Eu trabalho aqui de monitoria, recebo o turista, o visitante, eu falo inglês para eles se vem um estrangeiro. Aí fico la dentro, assim: "Olá, bom dia, sejam bem-vindos. Essa é a galeria Cosmococa. E, aqui, para você interagir com a galeria é para você ficar descalço."

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar coment√°rio



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!