PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog LIBRAS

LIBRAS

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

O Programa Especial desta semana é dedicado à LIBRAS, a Língua Brasiliera de Sinais, que é a segunda língua oficial do Brasil. Vamos conhecer um canal de culinária na internet em que as receitas são interpretadas em LIBRAS, e fazer uma visita à sede da TV INES, um canal de Web TV voltado para pessoas com deficiência auditiva. E, ainda, o quadro Paralímpicos.

Em uma cozinha, D√©bora e Felipe apoiados em uma bancada. Na frente deles um homem com uma c√Ęmera DRSL.

Nossa equipe foi até Curitiba conhecer o casal Débora e Felipe. Eles são os criadores do Chef Cenoura, um canal de culinária vegetariana na internet. Débora Pereira contou como aprendeu a LIBRAS e como eles começaram a gravar:

‚ÄúEu tenho uma irm√£ mais velha, que √© a Jana√≠na. Ela nasceu ouvinte, mas ficou surda algumas semanas depois do nascimento. E, quando nasci, todo mundo usava LIBRAS, eu cresci em uma fam√≠lia bil√≠ngue. Em casa, tudo que era falado era dito na L√≠ngua Portuguesa e na L√≠ngua de Sinais. E o mais interessante √© que, mesmo a Jana√≠na n√£o estando em casa, era obrigat√≥rio falar e usar LIBRAS. E um dia eu estava conversando com o Felipe na cozinha e me veio o clique: "E se a gente filmasse as receitas e eu traduzisse para a L√≠ngua de Sinais?". E o Felipe gostou na hora, eu conversei com a minha irm√£ e perguntei se isso ia ser √ļtil de alguma forma para o surdo, porque se n√£o fosse √ļtil a gente n√£o ia filmar. E ela falou "D√©bora, √© √≥timo", porque ela disse que n√£o assiste v√≠deos de receita no Youtube ou na televis√£o porque para ela √© complicado acompanhar o que est√° sendo feito pelo apresentador e ler a legenda ao mesmo tempo. Esse √© um canal inclusivo para ouvinte e para surdo, ent√£o os dois t√™m que se sentir bem assistindo o programa e o retorno da comunidade surda tem sido fant√°stico, a gente recebe mensagens muito bonitas dos surdos‚ÄĚ.

A TV INES é uma Web TV em que a pessoa surda é protagonista. Joana Peregrino, gerente da TV Ines, falou sobre como o canal surgiu e sobre a programação:

‚ÄúNo final de 2012, a Roquete Pinto estava pesquisando formas de promover a acessibilidade nos conte√ļdos produzidos e a gente foi procurar o INES para pegar uma consultoria, saber como eles poderiam ajudar a gente. Nessa ocasi√£o, descobrimos que eles estavam realizando alguns conte√ļdos com acessiblidade, com LIBRAS, com legendas. E a√≠, a gente, na verdade, casou as duas vontades. A gente de fazer conte√ļdo com acessibilidade e eles com vontade de fazer uma televis√£o bil√≠ngue, no caso LIBRAS e Portugu√™s.

N√≥s produzimos 12 programas aqui, com conte√ļdo sobre esporte, entretenimento, cinema. A gente procura ter uma programa√ß√£o muito diversificada para atingir o p√ļblico surdo, que n√£o tem, digamos, um acesso integral nas m√≠dias tradicionais. Ent√£o, √© uma programa√ß√£o que ele pode assistir integralmente, inclusive, se ele tem ouvintes na fam√≠lia, vai poder acompanhar a programa√ß√£o da TV INES junto com seus parentes, por exemplo.‚ÄĚ

Clarissa Guerretta, apresentadora da TV Ines, falou sobre a import√Ęncia da acessibilidade na televis√£o:

‚ÄúEu sou surda e trabalho aqui como apresentadora da TV INES. A TV INES tem um trabalho muito importante na acessebilidade, tanto em LIBRAS, quanto em Portugu√™s falado. Os surdos e ouvintes tem uma intera√ß√£o muito boa e a sociedade v√™ isso tamb√©m. O surdo v√™ o ouvinte e o ouvinte v√™ o surdo, isso est√° se abrindo. Ent√£o, √© um trabalho muito importante na visibilidade do surdo, do trabalho dele. A experi√™ncia, a TV mostra que o surdo √© capaz, que pode viajar, que pode trabalhar em avi√£o, em culin√°ria, medicina, a TV mostra isso, os ouvintes veem que o surdo √© capaz. E o p√ļblico ouvinte, que tenha pais surdos, por exemplo, filhos de surdos, podem assisitir e crescer tamb√©m.‚ÄĚ

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar coment√°rio



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!