PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Dia Mundial de Conscientização do Autismo 2016

Dia Mundial de Conscientização do Autismo 2016

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

O Programa Especial desta semana vai fazer uma homenagem ao dia mundial de conscientização do autismo. Vamos conhecer o menino Ícaro, que tem 9 anos, e o cartunista Rodrigo Tramonte. E, ainda, o paratleta Lauro Chaman no quadro Paralímpicos.

Em uma livraria, Rodrigo sentado segura na mão direita seu livro

 

 

Ícaro Pereira tem 9 anos e aos 4 foi diagnosticado com autismo. Ainda bebê, ele foi adotado por Márcia Fonseca. Ela contou para gente como foi o desenvolvimento dele:

“O Ícaro tem nove anos e é autista. Com oito meses, ele já começou a ficar em pé, com 11 meses, ele começou a andar, com um ano, a falar, e foi desenvolvendo. Depois de um certo tempo, eu comecei a observar que ele, brincando com outras crianças, meio que se bastava sozinho. Ele brincava, mas não interagia, não tinha uma troca com a outra criança. Tinha essas coisas de muito organizado, de não se interessar por brinquedo nenhum, ele foi crescendo e eu via que não se interessava pelos brinquedos, era só bola. Não gostava muito de contato, não gostava de ser beijado, não gostava de carinho. Eu já estava com um médico marcado, um neuro, na época, e esse neuro disse que ele estava dentro do espectro do autismo. Eu desconhecia o autismo, eu não sabia o que era, não tinha contato com nenhuma criança para ter alguma referência do que era o autismo, só do que o médico naquele instante me falou. E me falou que precisava fazer uma avaliação mais detalhada para realmente ver, mas que seria uma coisa muito leve, mas que teria que ter um desenvolvimento. Se ele não fosse estimulado, ele não ia se desenvolver. Bem, antes de eu descobrir que o Ícaro tinha autismo, eu já tinha resolvido adotar uma outra criança e, aí, nesse tempo, a Manuela chegou. Quando o Ícaro tinha quatro anos, que eu descobri o autismo, a Manuela devia ter mais ou menos 5 meses e isso só veio a acrescentar na vida dele. A Manuela foi a melhor coisa para desenvolver o Ícaro, porque, a partir daí, ele ficou muito mais carinhoso. Ele era muito bruto, muito intenso. Não que não seja mais intenso, mas, hoje, ele sabe respeitar, sabe ser carinhoso, sabe pedir para ela quando ele quer alguma coisa. Ele desenvolveu, assim, de uma forma muito boa.”

Nossa equipe conversou com Rodrigo Tramonte, que é cartunista e tem a Síndrome de Asperger. Ele só foi diagnosticado aos 30 anos. Rodrigo falou sobre o autismo e sobre o lançamento de um livro de quadrinhos com histórias bem humoradas sobre o cotidiano dele:

“Eu nasci em Florianópolis, em 1980. Ou seja, foi numa época que nem os próprios psicólogos sabiam o que era o autismo, não entendiam que o autismo tem vários níveis, vários espectros. Eu descobri que eu tenho síndrome de Asperger só em 2011, quando encontrei uma amiga que era fonoaudióloga da Associação Catarinense de Ensino Especial e ela trabalhava com crianças e adolescentes autistas. Daí a gente estava conversando e ela reparou que eu tenho alguns sintomas do Asperger, por exemplo, a ecolalia, repetir as palavras que as pessoas dizem. Eu sempre desenhei, desde criança. É uma forma de eu expressar aquilo que é difícil conseguir expressar pelas palavras, pela comunicação social. Era uma coisa que eu fazia naturalmente e as pessoas gostavam de mim por causa disso. Foi um meio que eu consegui de me aproximar das pessoas. O livro "Humor Azul - O Lado Engraçado do Autismo", eu diria que é um livro que une os meus dois principais interesses: história em quadrinhos, desenho de humor e o autismo. Ele mostra alguns episódios da dificuldade de socialização, só que de uma forma bem humorada. O personagem é azul, é uma pessoa autista de 30 anos, é parcialmente inspirado na minha vida e nos relatos de alguns amigos autistas adultos.”

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar comentário



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!