PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Irmãos

Irmãos

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

O Programa Especial desta semana vai falar sobre a relação entre irmãos. Vamos conhecer Dayana e Mohamed, e as gêmeas Thayane e Thamyres. Eles vão contar um pouco das suas histórias para a gente. E, ainda, a paratleta Shirlene Coelho no quadro Paralímpicos.

Em uma área externa, Thayane e Thamyres cainha de mãos dadas.

 

 

Dayana Dalloul é cineasta e é irmã de Mohamed, que tem síndrome de Down. A amizade dos dois é tão forte que Dayana decidiu fazer um documentário sobre o irmão. Ela contou para a nossa equipe como surgiu a iniciativa:

“Eu me formei em Cinema e, como trabalho de conclusão de curso, eu fiz um documentário, do qual Mohamed é o protagonista. Em um determinado dia, em uma aula de documentário, um professor me falou que tudo que você precisa para um bom filme é de um bom personagem. E aquilo ficou na minha cabeça. Eu juntei a história da nossa família, o nosso dia a dia com a carreira dele na fotografia, mas no meio dessa história, eu fui contando como foi a nossa infância através de lembranças minhas, dos meus pais e do meu irmão. Então, a gente foi montando o enredo dessa maneira. Eu quis contar um pouco da nossa história. E ter um irmão com síndrome de Down não é fácil, porque traz desafios tanto para nós como irmãos, quanto os desafios dele ou dela, que você ajuda a conquistar. Então, assim, o que eu teria para dizer para outra pessoa que está na mesma situação é para ter muita força, muita esperança, e para saber que não existem limites. Cada um, tendo deficiência ou não, tem o seu próprio limite. É muito importante o estímulo dos irmãos, porque é aquela coisa de amizade, é uma pessoa com quem ele pode se abrir muito mais. Mas eu acho muito importante a gente aproveitar esse posto dessa amizade, que vai muito além do vínculo familiar, para ajudar mais ainda, e para estar ali presente, aproveitando todas as conquistas maravilhosas que vêm”.

Thayane e Thamyres são gêmeas e têm síndrome de Down. As duas estão sempre juntas e praticam natação. Rogério dos Santos, pai das meninas, falou sobre a conexão entre as duas:

“Elas nasceram, eram filhas, com Down ou não, eram filhas. Então, o carinho era o mesmo, o amor era o mesmo. Claro que era um mistério, porque até uma época atrás as pessoas tinham aquela visão arcaica que não tinham terapias, não tinham tratamentos, não tinha estudo em relação a isso. E hoje a gente já encara de uma outra forma. E, aí, elas começaram a fono, fazer as terapias, começaram realmente a dar seguimento para poder terem alta, e virem para o lado de fora da maternidade. A Thamyres e a Thayne são muito parceiras, são muito ligadas, são muito amigas. Às vezes, quando você vai chamar atenção de uma, a outra vem: "Papai Rogério, não brigue." Como se falasse “não brigue com ela”,  uma vem defender a outra. Elas são muito amigas, são muito carinhosas uma com a outra, uma já acorda fazendo carinho na outra. E, para dormir, as duas ficam... tem que escutar a barulhada no quarto, a risada, uma com a outra, mexendo com a outra durante a noite."

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar comentário



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!