PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Música

Música

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

O Programa Especial desta semana é sobre música. Vamos conhecer um projeto que torna acessível o ensino da música a pessoas com deficiência sensorial; acompanhar uma sessão de musicoterapia para pessoas com deficiência visual e curtir uma entrevista de Fernanda Honorato com Dudu do Cavaco. E ainda, um dica do Projeto Praia para Todos.

Em um ambiente intero Feranda sentada com microfone. Ao lado direito dela Dudu segura o cavaquinho.

 

 

O projeto Brasil de Tuhu é dedicado à ampliação da educação musical no país. Nossa equipe conversou com Paula Brandão, diretora do programa e também com Estuardo Quiñones, que é venezuelano e é especialista em ensinar música para pessoas com deficiência. Paula contou sobre a história  do projeto:

“O Brasil de Tuhu começou em 2009, motivado pela aprovação da lei que retornou a música como parte do currículo obrigatório das escolas. A gente começou a fazer vivências musicais, que são ciclos de capacitação voltados para os educadores poderem trabalhar a linguagem musical em sala de aula através de recursos simples como baldes, vassouras, cordas e não dependendo de instrumentos musicais para poder ter uma música dentro da sala de aula. Em algumas situações, a gente se deparou com um público, que entre ele tinha algum aluno com algum tipo e deficiência, a gente se deu conta de que precisava também pensar a questão da acessibilidade dentro do projeto. Uma das primeiras ações que a gente implementou foi transformar o nosso site. Então, a gente tem as ferramentas padrão de acessibilidade para sites e a gente também tem uma ferramenta para Línguas de Sinais. Agora, a gente está fazendo uma edição especial dessa vivência, que é focada em música e acessibilidade, justamente também, para gente entender de que maneira a gente pode desenvolver esse conteúdo musical para os seus mais diversos públicos”.

O Centro Municipal de Reabilitação Oscar Clark conta com um projeto que reúne música e inclusão para pessoas com deficiência visual. Alessandra Maia, que é musicoterapeuta, conversou com a gente:

“A gente utiliza a música, o som, o ritmo, as melodias com o intuito de estimular o desenvolvimento do paciente dentro dos objetivos que a gente quer alcançar. Primeiro a autonomia e a independência, depois o desenvolvimentos das percepções, da audição, do tato e outras coisas mais que a pessoa com deficiência precisa, por exemplo, a percepção espacial, que é muito importante para o deficiente visual, a socialização. Ele acaba se sentindo bem, porque ele está produzindo, porque ele está com as pessoas. Cada objeto, cada instrumento musical tem um som específico. Então, quando a pessoa está ali naquele grupo ouvindo vários instrumentos e ela consegue discriminar esses sons, a gente está desenvolvendo a percepção e esse desenvolvimento da percepção auditiva vai levá-la a também usar esse atributo em outros lugares. Por exemplo, na rua, que ela vai conseguir prestar atenção no que está acontecendo na rua, discriminar os sons, perceber se o som está perto, está longe, se ela está em um local que tem muita gente, pouca gente, se é um local apertado, se é um local largo”.

Nossa repórter, Fernanda Honorato, fez uma entrevista com o músico Dudu do Cavaco, que é percussionista e tem síndrome de Down. Ele está lançando seu primeiro DVD e contou para a gente sobre sua trajetória musical:

“Eu comecei a tocar cavaquinho desde pequeno, desde os cinco anos de idade. Eu vi o meu primo tocar e quis aprender mais sobre o cavaquinho. Aí, hoje em dia, eu faço aula de cavaquinho com o professor Wilson Brasil. E a percussão, eu aprendi com o meu tio Maurício, que toca atabaque. Hoje em dia eu faço aula de percussão com o integrante da minha outra banda, Trem dos Onze, que é o Bill Lucas. O que eu gosto muito de falar quando eu estou tocando o cavaquinho é: eu pego a minha emoção, jogo dentro dele e do cavaquinho jogo para todo mundo”. 

 

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar comentário



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!