PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Literatura

Literatura

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

No Programa Especial desta semana, vamos falar sobre literatura e inclusão e soltar a imaginação através dos livros. No Espírito Santo, Fernanda Honorato vai mostrar para gente o Projeto Nove, que tem livros com a temática da inclusão. Nosso repórter Zé Luiz Pacheco conversou com o escritor Marcos Ribeiro que escreveu um livro com histórias reias de pessoas com deficiência. Você vai acompanhar ainda, uma entrevista com a especialista em inclusão Cláudia Werneck. E ainda, os Quadros: Do Meu Jeito e Juntos Somos Fortes.

Em uma livraria, Zé e Marcos sentados lado a lado. Eles sorriem.

Nosso repórter Zé Luiz Pacheco fez uma reportagem sobre o livro “Quem disse que eu não vou conseguir?”, que é voltado para o público infantil e conta histórias reais de pessoas com deficiência. Marcos Ribeiro, autor do livro, falou sobre o que o levou a escrever o livro:

“Eu quis falar para a criança sobre as diversas formas que ela pode alcançar os seus objetivos mais tarde, seja através do estudo, do trabalho, da arte, do esporte. Então, por exemplo, tem a Nina, de Recife, que é cadeirante, nasceu com a doença chamada ossos de vidro e que hoje é campeã brasileira de dança em cadeira de rodas. É voltado para crianças de 8 a 10 anos, que objetiva falar para a criança que a gente não pode desistir no primeiro tropeço ou na primeira dificuldade. Porque a vida vai apresentar degraus e, se a criança for fortalecida, incentivada, ainda pequena, certamente ela vai vivenciar de forma muito mais tranquila quando estiver adulta”

No Espírito Santo, Fernanda Honorato conversou com as escritoras e pedagogas Ester Assis e Regina Monteiro. Elas lançaram uma coleção de livros e contaram para Fernanda o objetivo das obras:

“Nós tivemos o privilégio de fazermos uma coleção voltada para educação infantil, com foco no aprender a conviver. Para que essas crianças aprendam a conviver com as crianças com alguma deficiência cognitiva ou física. Nós trouxemos isso para o livro, algumas histórias de crianças que conviveram conosco, outras histórias fictícias, mas todas com o objetivo do aprendizado. São histórias que falam de potencial, de encorajamento para que outras crianças também sejam encorajadas a fazerem algo. Mesmo que você tenha uma deficiência física, você seja cego, surdo, não possa andar, não tenha um braço, ou uma deficiência intelectual, mas que todo mundo tenha um potencial, então nossas histórias trazem isso”.

A jornalista e escritora Cláudia Werneck conversou com a gente sobre a importância da literatura inclusiva. Ela explicou para a nossa equipe os recursos para tornar um livro acessível:

“Os livros acessíveis podem ser publicados em vários formatos: formato em Braille, DVD com LIBRAS e legenda, animação com audiodescrição, livro falado. São várias possibilidades. Os formatos acessíveis devem ser pensados quando o livro começa a ser diagramado, de modo que todo o processo seja facilitado. O livro "Sonhos do Dia", lançado em 2011, foi o primeiro livro, no Brasil, a ser publicado em sete formados acessíveis. Foi publicado em Braille, em vários formatos. Além do livro impresso em tinta, eu tenho o livro falado com estúdio e descrição de todas as imagens do livro, etiquetagem em Braille. Nessa embalagem, aqui, eu tenho o DVD com LIBRAS e legenda”.

No Quadro Juntos Somos Fortes, vamos saber sobre o Instituto Novo Ser e no Quadro Do Meu Jeito, a escritora Ana Cristina Ferreira, que tem paralisia cerebral, mostra para gente como é o seu jeito de digitar no computador.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar comentário



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!