PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Tempo Livre e Lazer

Tempo Livre e Lazer

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

No Programa Especial desta semana, vamos dar op√ß√Ķes de programa√ß√£o para os dias de folga. Afinal, a melhor forma de ocupar o tempo livre √© fazendo algo que nos d√° prazer. Vamos conhecer quatro amigos: Ricardo, Luciano, Nuno e Thiago. Eles s√£o tetrapl√©gicos e adoram jogar videogame. Vamos acompanhar tamb√©m uma visita de Fernanda Honorato no Jardim Sensorial do Rio de Janeiro. E ainda, uma reportagem de Z√© Luiz Pacheco em um barco adaptado movido a energia solar.

 Em uma baía, Zé Luiz Pacheco na cadeira de rodas, em cima do barco. Ao seu lado direito um homem.

 

 

Ricardo, Nuno e Luciano são amigos e aproveitam as horas vagas para jogar videogame. Eles são tetraplégicos e utilizam um joystick adaptado. Luciano falou sobre a felicidade de poder voltar a jogar:

‚ÄúQuando eu peguei o controle pela primeira vez, a sensa√ß√£o √© √ļnica de poder jogar com os meus amigos com defici√™ncia, porque pequenos detalhes, como esse, como a adapta√ß√£o de um controle, podem mudar a vida de uma pessoa. No jogo a gente n√£o tem barreiras, a gente corre, a gente pula, a gente faz tudo na hora que a gente quer, da forma que a gente quer, da forma que a gente pensou. Ent√£o, √© uma comunica√ß√£o direta do nosso c√©rebro para um corpo, um corpo virtual, mas um corpo que responde diretamente a um comando.‚ÄĚ

 

Thiago é amigo do Ricardo, do Nuno e do Luciano. Ele também usa o joystick adaptado e contou para a gente porque o videogame é importante na vida dele:

‚ÄúPoder jogar, eu acho que n√£o s√≥ para mim, mas para todos n√≥s, est√° se tornando uma liberdade muito grande, poder visitar ambientes novos, mundos novos, se adaptar a hist√≥rias novas, poder se concentrar e dependendo do jogo, em ficar mais forte, dependendo do jogo em vencer. Voc√™ conquista novos amigos, voc√™ come√ßa a interagir mais com as pessoas e come√ßa a perceber que a vida ainda pode ser maior, mais intensa para voc√™.‚ÄĚ

Uma boa op√ß√£o de lazer para pessoas com defici√™ncia visual √© visitar o Jardim Bot√Ęnico, no Rio de Janeiro. Fernanda Honorato foi at√© l√° para ver como √© e contar para a gente. O coordenador de sustentabilidade Alexandre Sapucaia falou sobre a acessibilidade do Jardim Sensorial:

‚ÄúAs pessoas v√£o encontrar 64 esp√©cies de plantas e v√£o poder trabalhar os cinco sentidos. Quando a pessoa vem aqui, tem toda a estrutura para acesso a cadeirante, j√° na entrada a gente j√° tem uma rampa e tamb√©m tem os instrutores que fazem essa ajuda, at√© e a pessoa chegar aqui no local. O acesso para o deficiente visual no ch√£o todo indicado, marcado, e todas as plaquinhas indicativas em Braille.‚ÄĚ

Nosso repórter Zé Luiz Pacheco foi conhecer um barco adaptado para pessoas com deficiência, que é movido a energia solar. Ocione Machado, que é coordenador técnico do projeto que lançou o barco, explicou como funciona:

‚Äú√Č um barco a energia solar para pessoas com defici√™ncia. Ele capta a energia do sol, transforma essa energia do sol em eletricidade, pega essa eletricidade, joga para as baterias e essa energia toda a gente pode botar no motor e o barco vai.‚ÄĚ

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar coment√°rio



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!