PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Artistas Internacionais

Artistas Internacionais

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

No Programa Especial desta semana, vamos conhecer duas artistas estrangeiras com deficiência. Na Alemanha, vamos conversar com a artista plástica Silja Korn. Nos Estados Unidos, você vai saber como é o trabalho da cineasta Jade.

Silja de costas para nós  em frente a uma mesa, com a mão direita apoiada em uma tela. Em cima da mesa, pinceis e tubos de tinta.

 

 

Em Berlim, nossa equipe conversou com a artista plástica Silja Korn, que tem deficiência visual. Ela pintou um quadro inspirado na visita que o Programa Especial fez à casa dela. Após ficar cega, Siljia adquiriu um conhecimento sobre perfumes que a ajudou a interagir novamente com as pessoas.

‚ÄúFiquei cega depois de um acidente de carro e a√≠ a vida se tornou muito dif√≠cil para mim. Eu n√£o sabia como conhecer pessoas. E quando eu tinha uns 13, 14 ou 15 anos, eu tive a ideia de usar perfumes para entrar em contato com pessoas.¬† Eu sabia todos os perfumes de cor e, quando sentia um, eu puxava assunto com as pessoas que estavam usando aquele perfume. Quando eu andava de metr√ī e sentava ao lado das pessoas, eu perguntava para elas se era aquele perfume que estavam usando. Eu falava sobre isso como algu√©m fala sobre moda. E, atrav√©s disso, eu conseguia entrar em contato com meninas da minha idade.‚ÄĚ

Depois de conhecer a casa dela, visitamos tamb√©m um restaurante que exibe obras de arte e exp√Ķe quadros de Siljia. Em seguida, aproveitamos para acompanhar um passeio de patins dela com o marido.

Em Nova York, vamos conhecer a cineasta Jade, que tem defici√™ncia auditiva. Ela criou a produtora ‚ÄúDeaf Vision Films‚ÄĚ. Ela falou sobre inclus√£o atrav√©s do cinema:

‚ÄúEu realmente acredito em uma integra√ß√£o entre pessoas surdas e ouvintes. Eu n√£o sou algu√©m que v√° fazer um filme somente para a plateia surda. Eu acredito fortemente que temos que fazer ambos. Eu tamb√©m acredito que devemos construir pontes. Precisamos educar sobre a cultura dos surdos‚ÄĚ.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar coment√°rio



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!