PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Surdocegos Internacionais

Surdocegos Internacionais

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

No Programa Especial desta semana, vamos falar sobre a surdocegueira, que é caracterizada pela presença simultânea de deficiência visual e auditiva. Vamos até Berlim descobrir o que é a Mobile Lorm Glove, o projeto de uma luva sensorial desenvolvido por uma universidade alemã. E ainda, nos Estados Unidos, uma visita ao Instituto Hellen Keller.

Área externa. Em um jardim, um homem em pé com uma bengala.

 

 

Na Universidade das Artes de Berlim, conversamos com Thomas Bieling, do Departamento de Pesquisa em Design. Ele desenvolveu a Mobile Lorm Glove, uma luva sensorial que ajudará na comunicação de surdocegos. A luva é uma adaptação digital do sistema Lorm, no qual cada ponto tocado na palma da mão corresponde a uma letra do alfabeto. Thomas explicou como é feita a comunicação através da luva:

“Com essa luva, o usuário surdocego tem pequenos sensores táteis na palma da mão e, tocando na sua própria mão, os textos são digitalizados e podem ser enviados por mensagens e e-mails para outras pessoas. Não importa onde elas estejam, não importa se essas pessoas sabem a linguagem Lorm ou não, porque as outras pessoas poderão receber as mensagens no seu telefone ou computadores.”

Nossa equipe foi até o Instituto Helen Keller, nos Estados Unidos, conhecer Carlos Pena, que é surdocego. Ele se comunica através da língua americana de sinais tátil e há dois anos é atendido pela instituição. Carlos falou sobre a importância de ser independente:

"Não é possível mensurar a importância da minha independência. Eu tenho tanta, tanta autoestima e eu estou direcionado agora e eu gosto de mim. Eu gostaria de dizer que sempre há ajuda e você nunca deve desistir. Eu sei que pode ser duro, mas existem pessoas que podem te ajudar e não tem motivo para ficar em casa, porque existe ajuda lá fora.”

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar comentário



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!