PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Dia dos Pais

Dia dos Pais

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

O Programa Especial desta semana é em homenagem ao Dia dos Pais. Vamos conhecer Emanuel, que tem dois filhos adotivos: Patrick e Bernardo. E também Carlos: o amor pela filha Clara, que tem paralisia cerebral, o levou a criar um aplicativo que ajuda pessoas com deficiência. E ainda, no quadro Tietando, nossa repórter Fernanda Honorato entrevista o cantor e compositor Dan Torres.

em uma sala, Carlos sentado em uma cadeira e Clara em uma cadeira de rodas seguram um brinquedo com as m√£os.

 

 

Em Recife, a equipe do programa conversou com Carlos Pereira, que desenvolveu um aplicativo para ajudar a filha Clara a se comunicar. Através de um tablet, Clara, que tem paralisia cerebral, escolhe o que quer dizer e o aparelho fala por ela. Carlos falou sobre a evolução da comunicação da filha:

‚ÄúEu fico feliz de ver que minha filha est√° alfabetizada, ela consegue j√° fazer alguns c√°lculos simples utilizando o Livox. Ent√£o isso ajuda muito na inclus√£o de pessoas com defici√™ncia em sala de aula. E a gente fica feliz de ver tamb√©m a intera√ß√£o que ela tem com os colegas. A comunica√ß√£o √© algo essencial na vida de qualquer pessoa. Ent√£o, a fim de ter um relacionamento melhor com a minha filha, saber o que se passa na cabecinha dela, poder permitir que ela viva uma vida mais significativa, n√£o s√≥ dentro de casa, mas tamb√©m fora de casa. Ent√£o isso tudo nos levou a criar o Livox. N√≥s j√° recebemos diversos pr√™mios, ganhamos um pr√™mio da ONU como melhor aplicativo de inclus√£o e empoderamento do Brasil. A gente fica feliz de poder utilizar esses recursos para poder melhorar ainda mais o produto e torn√°-lo algo essencial na vida de pessoas com defici√™ncia‚ÄĚ.

Emanuel Mendonça é pai adotivo do Patrick, que tem sete anos, e de Bernardo, que tem dois anos. Emanuel tem deficiência física e usa muletas. Ele fala sobre a adaptação dos filhos:

“Patrick chegou primeiro. Ele era muito colado na mãe, o pai ficava de lado. Acredito que o meu afeto, o meu carinho, a minha paciência, fez com que ele se aproximasse de mim. Hoje, nós somos muito colegas, amigos, a gente se abraça, a gente se beija. A gente brinca de luta porque ele gosta de fazer Jiu-Jitsu.

O Bernardo √© um beb√™. Ele sai correndo com a minha muleta, me deixa sem muletas. A gente tem aquela imagem do pai jogando futebol com o filho, o carregando no colo, pegando onda com ele na praia. Ent√£o, eu tive que passar por um processo de conhecimento, o que realmente significa uma paternidade, para entender que qualquer pessoa que tenha defici√™ncia possa exercer de forma plena. Porque o que faz ligar a paternidade √© exatamente o afeto, o amor, o carinho, a qualidade de dedica√ß√£o que voc√™ quer dar a esse filho, para que ele se torne uma pessoa de bom car√°ter, um cidad√£o de bem. Ent√£o, quando a gente come√ßa enxergar por esse lado, as preocupa√ß√Ķes f√≠sicas diminuem, a gente come√ßa a perceber no dia a dia, de verdade, que √© isso que funciona. Ser pai, para mim, √© transbordar de amor. √Č ter um amor incondicional pelo o seu filho‚ÄĚ.

No quadro Tietando, Fernanda Honorato entrevistou o cantor e compositor Dan Torres. Ele falou sobre a trajet√≥ria na m√ļsica e a rela√ß√£o com os f√£s:

‚ÄúEu sempre tive um sonho desde pequenininho, a m√ļsica foi muito forte em mim, mas com 18 anos foi quando eu comecei a me dedicar mais a isso. E, de fato, assim carreira profissional foi mesmo aqui no Brasil que

as coisas come√ßaram a dar certo. Cada ano trabalhar mais e mais, eu espero que continue assim at√© o final da minha carreira.. Eu gosto muito do apoio, toda essa carreira j√°, onze anos, as pessoas apoiando muito, agora em carreira solo tamb√©m, indo nos shows. comprando os discos. Ent√£o, assim n√£o tenho nada a reclamar, agrade√ßo muito o apoio, o carinho de todos eles at√© hoje‚ÄĚ.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar coment√°rio



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!