PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Alfabetização

Alfabetização

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

No Programa Especial desta semana, vamos falar sobre alfabetização. Vamos até Cuba conhecer uma escola voltada para crianças com autismo. E, no Rio de Janeiro, uma dica sobre a terapia cognitiva comportamental.

Sentado a uma mesa, menino colore uma figura de um livro. Mulher sentada a frente dele o ajuda.

 

A equipe do Programa Especial esteve na Escola Dora Alonso, em Havana, para saber sobre o trabalho que realizam com as crianças. A diretora da escola, Laude Cruz Camejo, fala o objetivo e os métodos utilizados:

“O objetivo fundamental de nossa escola é realizar um estímulo precoce das crianças, com o objetivo de prepará-las para alcançar a inclusão educativa em outros contextos educativos. Seja dentro da educação regular, do ensino geral, ou da educação especial. No trabalho da escola, utilizamos alguns métodos, tais como o método de leitura global para a aprendizagem da leitura e da escrita. Estamos usando este método com um grupo de crianças e é dividido em diversas etapas. Primeiro imagem com imagem. Posteriormente, outra etapa é a associação da imagem com a palavra. E, posteriormente, a leitura global da palavra.”

Já a professora Laura Alvarez fala também dá o seu depoimento:

“Na primeira etapa, fazemos as coisas junto com a criança. Depois vamos tirando a ajuda, já não seguramos a mão toda, só colocamos os dedos aqui, como guia, para que a criança consiga fazer. E depois simplesmente mostramos a atividade que a criança vai realizar e a criança, compreendendo os códigos visuais, realiza a atividade.”

No quadro dica sobre a terapia cognitiva comportamental, que trabalha tanto a parte cognitiva quanto a parte comportamental das crianças com autismo. A psicóloga Roberta Marcello falou sobre essa terapia:

“Se a criança tem alguma fobia, algum medo, alguma dificuldade social, a gente vai trabalhar em cima dessa dificuldade. Então, se ela tem uma ansiedade para entrar na escola, a gente vai trabalhar essa ansiedade, ensinando técnicas de relaxamento, ensinando a criança a perceber o que a deixa ansiosa e a controlar esses pensamentos. Então, a gente está sempre trabalhando com esse foco e esse objetivo para minimizar esses sintomas e essas reações que causam ansiedade que acabam atrapalhando a criança no seu desenvolvimento.”

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar comentário



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!