PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Arte e Síndrome de Down

Arte e Síndrome de Down

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

No Programa Especial desta semana, vamos falar sobre diferentes expressões artísticas de pessoas com síndrome de Down. Vamos saber sobre o documentário “Meu olhar diferente sobre as coisas” que foi produzido por jovens com síndrome de Down. Em Cuba, vamos conhecer o grupo de teatro La Colmenita e, no Rio de Janeiro, Fernanda Honorato bate um papo com o cantor e compositor Chico Buarque.

Em um campinho, Chico Buarque e Fernanda abraçados.

 

 

O documentário “Meu olhar diferente sobre as coisas” foi realizado por um grupo de jovens com síndrome de Down em conjunto com a ONG Me Ensina, de Florianópolis. Quem fez uma participação especial no documentário foi a nossa repórter Fernanda Honorato. Gica Silveira, uma das responsáveis pelo filme, falou sobre como surgiu a ideia de produzi-lo:

“Eu tenho uma sobrinha com síndrome de Down, a Talita, e cada vez que eu ia a Pelotas, que a gente se encontrava, eu sempre levava uma câmera. E eu comecei a ver que ela tinha uma potencialidade e uma desenvoltura de brincar com aquela câmera. Ela pegava a câmera, ela entrevistava as pessoas. Ela começou a criar assuntos. E eu pensei, por que não utilizar o audiovisual como uma ferramenta de socialização? Para que essas pessoas possam se expressar e multiplicar esse conhecimento, multiplicar quem elas são.”

Em Havana, nossa equipe acompanhou uma apresentação do grupo de teatro infantil La Colmenita. Maria Carla tem síndrome de Down e faz parte do grupo. A mãe dela, Mercedes, falou sobre a trajetória da filha no grupo:

“Começamos a trazê-la a La Colmenita. Sempre que La Colmenita montava espetáculos, íamos assistir. Até que, quando ela tinha quatro anos, conseguimos inscrevê-la na oficina de balé. Então, elas ajudaram muito e a minha filha se incluiu bem. Nunca tive que entrar e interromper a aula. Minha filha se comportava o tempo todo, sem a minha presença. Ficava lá e fazia tudo e agora, é mais uma criança da La Colmenita.”

 

No quadro Tietando, nossa repórter Fernanda Honorato entrevistou o cantor e compositor Chico Buarque, que concedeu uma entrevista exclusiva ao Programa Especial. Ele falou sobre a importância de combater o preconceito:

“Eu acho que esse preconceito contra as pessoas com deficiência é fruto da ignorância, assim como todos os preconceitos. Então, é importante que a gente divulgue que há pessoas diferentes, que a gente tem que conviver com as diferenças, tem que aprender a lidar com as diferenças.”

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar comentário



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!