PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Perfil Eduardo Torto

Perfil Eduardo Torto

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

No Programa Especial desta semana, você vai conhecer diferentes aspectos da vida de Eduardo Meneghelli, que mora em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Ele é Mestre em Educação e nasceu tetraplégico. Vamos conversar com ele, a família, os amigos e também saber sobre o trabalho dele com palestras motivacionais.

Em uma rua, Eduardo em cima do tricíclo.

 

 

Eduardo tem 51 anos, é casado e tem dois filhos. Fomos até a casa de Eduardo para conhecer a família dele. Sandra Meneghelli, esposa de Eduardo, falou sobre como os dois se conheceram e ela se apaixonou:

“Eu lembro que toda vez que o Eduardo chegava à escola que eu estudava, os amigos dele tiravam ele de cima da moto e o colocavam em cima da mesa do refeitório. Eu achava interessante que ele tinha muitos amigos e as pessoas que estavam em volta do Eduardo sempre estavam rindo muito. E eu comecei a ficar curiosa. Eu comecei a me aproximar e fui conhecendo o Eduardo e ele me contagiou. Porque o Eduardo é assim, ele simplesmente contagia com a alegria dele, com essa força de viver dele, quem está do lado.”

O filho mais velho de Eduardo, Eduardo Meneghelli Neto, falou sobre a relação com o pai:

“Para alguém que acha que uma pessoa com deficiência não pode ser pai, ela está completamente enganada. O meu pai, mesmo com deficiência, ele me ensinou a ser homem, me ensinou a ter responsabilidade. Mesmo sem andar, ele me ensinou a caminhar, me ensinou a levantar, quando eu estou com algum problema, eu falo com ele. Ele é a melhor pessoa para isso. Então, meu pai é o cara!”

Nossa equipe conversou com alguns amigos de Eduardo. João Batista, amigo da época do colégio, falou sobre a amizade dos dois:

“Eu tenho um irmão deficiente e aí a conversa com o Eduardo começou assim. Eu queria entender como que ele foi criado. E a partir daí, surgiu a amizade da gente. E a partir do dia que o Eduardo começou a ir na minha casa, o meu irmão foi melhorando. Ele vivia quase que interno, dentro de casa. Depois, ele passou a ir à rua conversar, começou a sair. Então, o Eduardo foi um incentivo muito grande para mim, um cara muito legal, um irmão, e auxiliou bastante a gente lá em casa nessa situação.”

Eduardo adora andar de triciclo. Ele contou para gente sobre essa paixão:

“Esse triciclo nasceu de um sonho, quando os meus amigos, esses amigos da juventude começaram a ter os seus empregos e a comprar as suas motos. Eu não quis ficar para trás, porque um dia eu ainda ia ter a minha namorada e queria ter como sair com ela sozinho. Então, eu comecei a ter esse sonho e a pesquisar como que eu poderia um dia dirigir. Eu levei dois anos e meio construindo esse triciclo. Eu desenhei parafuso por parafuso, projetei a suspensão traseira, porque é um triciclo artesanal com diferencial de carro.”

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar comentário



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!