PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Adoção

Adoção

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

O casal Jacqueline e Alexandre Mendonça adotou Ana Luz em 2006. Hoje ela está com nove anos. Além da menina, o casal também tem dois filhos biológicos. Jacqueline fala sobre a relação com a filha adotiva:

“Eu tinha certeza que eu ia conseguir superar as minhas dificuldades, porque quando eu decidi ser mãe dela é para ser mãe de verdade, não foi uma caridade, eu não estava brincando. Então é uma relação de amor muito forte”.

A subcoordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude, a promotora de Justiça Daniela Vasconcellos, conversou com nossa equipe sobre o processo de adoção.

“O procedimento para quem pretende adotar, inicialmente, é procurar a Vara da Infância e da Juventude da sua comarca. Então, a pessoa vai entrar com esse pedido de habilitação para adoção juntando seus documentos pessoais, as certidões negativas civis e criminais, para que se saiba que ela é uma pessoa idônea, que ela não é interditada. Depois disso, vai ser feito dentro desse processo um estudo psicológico e um estudo social para saber das condições dessa pessoa adotar”.

A organizadora do grupo Café com Adoção e autora do livro “Guia de Adoção”, a terapeuta familiar Solange Diuana, contou como é o aconselhamento psicológico no processo de adoção.

“O papel do psicólogo nos processos de habilitação para adoção é realizar uma escuta das pessoas que desejam adotar os seus filhos para que eles possam entender as peculiaridades da criação adotiva, e para que a gente possa também perceber qual é o desejo de filiação. Como essa pessoa está, em que momento da vida ela está, por que quer adotar, que criança quer adotar. Então, é todo um trabalho informativo, reflexivo, para que as pessoas possam, na realidade, concluir se desejam mesmo serem pais pela adoção”.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar comentário



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!