PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Perfis Uruguai

Perfis Uruguai

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

 

Em uma praia, Juan sentado na cadeira de rodas com macacão de mergulho. Ao fundo, uma prancha de surf adaptada.

Juan Martin adora surfar com os amigos e é cadeirante. Ele utiliza uma prancha motorizada. Juan fala sobre sua paixão pelo esporte:

“Cada esporte tem sua característica, mas o surf, principalmente, me vincula muito à natureza e aos meus amigos. Após uma semana complicada, o surf limpa a minha cabeça, deixa tudo ordenado. Isso me ajuda muito. Eu não conseguiria viver longe do mar. Ele faz parte de mim”.

Alejandra Forlán se tornou cadeirante após um acidente de carro. Depois disso, ela criou uma fundação que leva o seu nome para conscientizar as pessoas sobre temas relacionados à deficiência. Ela fala sobre a importância de encarar a sociedade:

“Lembro perfeitamente que a primeira coisa que fiz foi sair de casa, para que as pessoas me vissem de cadeira de rodas. Assim, fui encarando a sociedade, indo aos lugares, saindo para dançar, para tomar alguma coisa. Acho que todos nós temos o direito de aproveitar a vida, de poder estudar e trabalhar”.

Alberto Calcagno é presidente da FUNDAPPAS, uma fundação que trabalha para viabilizar a primeira escola de cães-guia do Uruguai. Alberto foi o primeiro cego a utilizar um cão-guia no país. Ele explica como o cão deve ser treinado:

“O filhote deve ser socializado a partir dos dois meses de vida. É entregue para as famílias que vão fazer efetivamente esse trabalho, isto é, vão fazer o filhote conhecer o mundo para que, quando ele trabalhar na rua, seja como cão-guia ou cão de assistência, não tenha nenhum tipo de surpresa e conheça a maior quantidade possível de coisas”.

Ainda nesta edição, nossa repórter Fernanda Honorato visita o Centro Cultural Light, no centro do Rio de Janeiro, que é acessível para pessoas com deficiência. E no quadro Do Meu Jeito, Zé Luiz Pacheco nos mostra seu carro adaptado e o seu jeito de dirigir.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar comentário



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!