PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Dia do Autismo

Dia do Autismo

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

No Programa Especial desta semana, vamos fazer uma homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Vamos conhecer a Dalva e o filho dela, Ricardo, que está dentro do espectro do autismo, saber sobre o Robô Maria e, ainda, tirar dúvidas sobre autismo com a doutora Silvia Miranda.

Em um laboratório de informática, quatro pessoas em volta de do robô Maria :boneco feito com caixas, molas, cabos e papéis coloridos e laminados. Ele usa uma peruca rosa e amarela e tem um monitor no meio do corpo.

Ricardo tem 33 anos e está dentro do espectro do autismo. A mãe dele, Dalva, escreveu dois livros sobre a história do filho:

“Eu tive a ideia de ir anotando tudo o que aconteceu com ele, falando, falando... quando eu vi, tinha dados ali que eu resolvi transformar em um livro. E aí, eu escrevi o início da vida dele todinha até os 25 anos, que é o "Mãe, me ensina a conversar". E depois que eu lancei esse livro, eu passei sete anos escrevendo o segundo, que é o "Mãe, eu tenho direito", anotando sete anos todo o comportamento do Ricardo, mudanças que ocorreram com ele”.

A neuropediatra Silvia Miranda conversou com a nossa equipe para esclarecer algumas dúvidas sobre o autismo:

“O autismo seria quando a pessoa tem dificuldade na comunicação global, não é só na fala. As pessoas pensam: ‘Ah, não está falando, pode ser autista’. Não é bem isso. São pessoas que têm dificuldade no comunicar, no global, principalmente na leitura do que se passa em volta de si próprio. Uma delas é aquele bebê que não olha para você nos olhos, é aquela criança que não interage com você”.

Nossa equipe foi até Vitória conhecer o Robô Maria, que ajuda no desenvolvimento de crianças com autismo. O professor Teodiano Frei de Bastos Filho, do programa de pós-graduação em engenharia elétrica e do programa de pós-graduação em biotecnologia da UFES, de Vitória, e responsável pela pesquisa com o robô Maria, contou como surgiu a ideia de fazer o robô:

“Nós temos já a experiência de vários anos em desenvolver tecnologias assistivas, que são as tecnologias de ajuda à qualidade de vida das pessoas com deficiência. Nós nunca tínhamos trabalhado com crianças com autismo e por isso, nós pensamos: ‘por que não tentarmos fazer esse trabalho específico com essas crianças?’. Então, a ideia surgiu em uma combinação de fatores: robótica móvel, tecnologia desenvolvida para pessoas com deficiência e, logo, a junção dessas duas áreas para poder ajudar as crianças com autismo”.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar comentário



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!