PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Carnaval

Carnaval

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

O Programa Especial desta semana está em ritmo de Carnaval. Zé Luiz Pacheco nos apresenta os Batuqueiros do Silêncio, um grupo de músicos de Recife. No Rio de Janeiro, Fernanda Honorato visita o barracão da Escola de Samba Portela e bate um papo com o compositor Monarco.

 

 

 

Nosso repórter Zé Luiz Pacheco foi até Recife conhecer o projeto Batuqueiros do Silêncio, composto por percursionistas com deficiência auditiva. Ele conversou com o mestre Batman, criador do projeto:

“Há três anos a gente desfila no Recife antigo, nas ruas, eu vou conduzindo o grupo, munido de duas lanternas e, quando eu acendo a lanterna da mão direita, eles sabem que é para tocar com a mão direita, quando eu acendo a lanterna da mão esquerda, eles sabem que é para tocar com a mão esquerda. Então, a gente vai conduzindo os ritmos com as lanternas e realizam um desfile iluminado pelas ruas do Recife antigo no Carnaval”.

Nossa repórter Fernanda Honorato conversou com o cantor e compositor Monarco. Ele falou sobre a sua trajetória no samba:

“Em Nova Iguaçu, com oito anos de idade, eu fiz o meu primeiro samba, o ‘Crioulinho Sabu’ e agora gravei no meu disco de músicas inéditas. Essa música tem 72 anos. Então, aos oito anos, eu sentia que o dom de compor já me abraçava. Dali, depois, onde eu fui morar? Em Oswaldo Cruz, perto da minha querida Portela. Graças a Deus, gravei com todos os intérpretes da música brasileira: Clara Nunes, Paulinho da Viola, Martinho da Vila...”.

Fernanda Honorato foi até a quadra da Portela e conversou com alguns integrantes da escola. O presidente da LIESA, Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial do Carnaval, Jorge Castanheira, falou sobre a importância da inclusão no Carnaval:

“As pessoas têm que saber o respeito, o valor pelo ser humano e entender também, e enxergar cada uma das pessoas que estão participando do espetáculo, seja do desfile mirim, seja dos adultos, seja no dos Embaixadores da Alegria, no sábado das campeãs. Enxergar as pessoas como seres humanos, pela beleza de trabalho que elas fazem, e também que elas sejam incluídas nesse momento de grandioso lazer, isso é muito importante”.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar comentário



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!