PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Perfil René Hutzler

Perfil René Hutzler

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

No Programa Especial desta semana, vamos falar sobre vários aspectos da vida de René Hutzler. Ele mora em Recife, é engenheiro florestal e tem deficiência auditiva. Ele também é velejador e bicampeão estadual de windsurf.

Em um jardim, René, inclinado, toca em uma planta.

 

 

 

 

Nossa equipe acompanhou um passeio de barco de René e sua família. René falou sobre como começou a velejar e a praticar windsurf:

“Desde muito bebezinho, eu ia junto com a minha mãe em passeios com o meu avô em um barco à vela chamado Avoante. Rapidamente, eu parei de apenas passear com o barco e comecei a treinar em nível de competição, e o principal, para mim, nos treinos, era observar os sinais visuais, em relação à bandeira que dava a indicação da partida da regata. E para quem é surdo, é difícil, porque a gente não escuta o apito, não sabe quando vai ser a largada, e eu comecei a treinar isso”.

O amigo e também velejador Álvaro da Fonte, falou sobre a sensibilidade de René para o esporte:

“Ele sente se o vento vai mudar, se vai vir rajada, para nós nos preparamos para a pancada do vento, calcular a vela. É uma sensibilidade extra mesmo que ele tem, sabe? Ele é o proeiro, realmente número um do meu barco”.

Fomos também até o sítio de René conversar com ele e o pai, Georg Hutzler, que é agrônomo. Os dois trabalham juntos, são muito próximos e compartilham a paixão pela natureza. Georg falou sobre o orgulho que sente do filho:

“A minha preocupação sempre foi o René ficar independente, o René ser um homem correto. Olhando para trás, eu acredito que o nosso trabalho, trabalho talvez maior da minha esposa, que infelizmente faleceu três meses atrás, e meu foi com muito sucesso. É uma satisfação quando, às vezes, eu nem acompanho um jardim, nunca apareci, e no fim eu dou uma olhada e digo: "É, o menino está indo bem."”.

Ainda nesta edição, vamos acompanhar uma dica de Zé Luiz Pacheco. Ele foi até a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, praticar o stand up paddle adaptado.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar comentário



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!