PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Aventuras Radicais

Aventuras Radicais

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

No Programa Especial desta semana, vamos elevar nossa adrenalina e nos aventurar em esportes radicais. Em São Paulo, nosso repórter Zé Luiz Pacheco experimenta um túnel de vento radical de alta velocidade e nossa equipe bate um papo com Raphael Nishimura, um paulista campeão de paraescalada. No Rio, vamos acompanhar um dia de escalada e rapel de Juliana, que tem nanismo.

Em uma parede de escalada, Rafael Nishimura segura pedras fixas.

 

 

Em São Paulo, Zé Luiz Pacheco conheceu o Wind Up Free Fall Simulator, um túnel de vento que oferece uma experiência similar a de uma queda livre. Além de se aventurar no túnel, Zé também conversou com o responsável pelo projeto, Luciano Tanz sobre a origem do Windup:

“A origem do equipamento surgiu para o paraquedismo. Ele tem um apelo forte internamente para o paraquedismo, só que hoje que está tendo muito turista, são pessoas que nunca saltaram de paraquedas, pessoas que muitas vezes não pensam nisso”.

Raphael Nishimura mora em São Paulo e é campeão brasileiro e vice-campeão mundial de paraescalada. Ele tem distonia muscular e usa cadeira de rodas. Ele conversou com a nossa equipe sobre o esporte:

“Paraclimb é o termo em inglês que seria da para escalada. No campeonato, as vias são montadas de acordo com a deficiência física. No campeonato mundial, separa por cadeirante, deficiência neurológica, deficiência visual e amputados. Então, cada categoria tem um tipo de escalada diferente. Eu encontrei na escalada uma forma de divulgar o Paraclimb, e mostrar que é possível você ter uma deficiência severa e praticar um esporte tão diferente”.

Juliana Santos adora escalar e tem nanismo. Nossa equipe a acompanhou em um dia de escalada e rapel no morro da Urca. Ela falou sobre a importância do esporte em sua vida:

“A escalada me ensinou a vencer o medo, a vencer qualquer coisa que possa querer me atingir. Então, a escalada trouxe desafios para mim, desafios para eu viver a vida futuramente. Isso é muito importante, porque traz comigo um escudo de vencedora para que eu possa ultrapassar qualquer barreira, qualquer barreira que possa vir”.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar comentário



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!