PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Literatura

Literatura

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

 

Em uma sala, Lak Lobato utiliza um notebook em seu colo.

Nossa repórter Fernanda Honorato mostra para a gente a Biblioteca Parque, no centro do Rio de Janeiro. A coordenadora de Acervo e Leitura da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Vera Schroeder, falou sobre a acessibilidade da Biblioteca:

“A Biblioteca é toda acessível, com elevadores, com rampas, uma série de equipamentos. Todas essas questões foram discutidas e pensadas com várias pessoas que entendem desse riscado, como a gente diz, como o Instituto Benjamin Constant, o Movimento Down... E essa a ideia que a gente possa investir, pensar para que seja de fato uma biblioteca acessível a todos e a todas”.

Lak Lobato é publicitária e ficou surda repentinamente quando tinha 10 anos. Em 2009, ela fez um implante coclear e redescobriu o som.  No livro “Desculpe, eu não ouvi”, ela conta como foi essa experiência:

“Eu vou contando cada uma das minhas experiências, depois eu conto sobre quando eu fiz o implante, quando eu fiz o segundo implante e para finalizar, para não ficar só uma biografia, eu coloquei um apêndice técnico que explica o implante coclear para leigos. Na minha visão, na visão de uma fono especializada e na visão de uma audiologista”.

O projeto “Livros nas Praças” circula pelo Rio de Janeiro com o objetivo de estimular a leitura. A biblioteca itinerante conta com um acervo de dois mil títulos, entre eles livros acessíveis para pessoas com deficiência. Isabel Porto, coordenadora do projeto falou com a nossa equipe:

“A gente recebe pessoas com autismo, portadores de síndrome de Down, pessoas cadeirantes. O nosso acervo acessível no momento é o maior foco. Estamos trabalhando com livros em Braille aqui”.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar comentário



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!