PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Esportes

Esportes

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

 

Em uma hípica, Fernanda Honorato em frente à Cláudio Aleoni. Ela segura um microfone.

Nossa repórter Fernanda Honorato conversou com Cláudio Aleoni. Ele adora equitação e tem síndrome de Down:

‚ÄúEu quero ser campe√£o de salto, quero ser cavaleiro ol√≠mpico das provas. Essa √© minha vida, esse √© meu hobby e eu fa√ßo o que eu gosto. Montar cavalo ajuda as pessoas a abrir a mente para mostrar que eu sou capaz‚ÄĚ.

Karoline Padlasinski pratica tiro esportivo e é cadeirante. Ela conta como o esporte entrou em sua vida:

‚ÄúO tiro entrou na minha vida por um acaso. Eu fui assistir a um treino de esgrima, mas a minha defici√™ncia f√≠sica n√£o permite certos movimentos de tronco porque eu n√£o tenho muito equil√≠brio e nem agilidade. A√≠ me convidaram para o tiro. N√£o foi ol√≠mpico, mas foi um dez‚ÄĚ.

Zé Luiz Pacheco conversou com Ricardo Maia, diretor responsável pela canoagem olímpica e paralímpica, que falou sobre a acessibilidade na canoa:

‚ÄúN√≥s vemos o equil√≠brio da pessoa e colocamos alguma adapta√ß√£o - uma cadeirinha, um banco - que v√° controlar melhor o ser tronco para ele n√£o ficar t√£o solto no caiaque e te d√° uma seguran√ßa maior. E, a√≠, voc√™ vai aprender a utilizar o remo para te dar a estabilidade do caiaque. N√≥s temos a categoria A, que s√£o pessoas com les√£o medular mais alta, t√™m o¬† movimento mais limitado, e n√≥s temos a categoria TA, onde o paratleta consegue¬† girar o tronco e utilizar o bra√ßo de maneira mais eficiente. N√≥s temos a categoria¬† LTA, que s√£o pessoas que t√™m alguma defici√™ncia nos membros inferiores e j√°¬† conseguem girar o tronco, perfeitamente, e desenvolver muito mais do que as outras categorias‚ÄĚ.

Severino J√ļnior, mestre de capoeira e volunt√°rio da AACD, explicou o que √© capoeira inclusiva:

‚ÄúA chamada capoeira inclusiva √© uma forma de reabilita√ß√£o para pacientes com defici√™ncia f√≠sica, motora, onde ap√≥s alguns estudos feitos por mim e uma viagem a S√£o Paulo, eu comecei a encarar a capoeira de uma outra forma, trazendo para a pr√°tica da Educa√ß√£o F√≠sica, mas sempre levando a capoeira como forma de reabilita√ß√£o. A√≠ entra a parte da m√ļsica, entra a parte da ludicidade que a capoeira tem, porque a capoeira √© muito ampla nesse sentido‚ÄĚ.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar coment√°rio



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!