PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Perfil Rafaela

Perfil Rafaela

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

 

Rafaela e o Pai em pé. O pai de Rafaela segura uma revista em quadrinhos aberta. Ao fundo estante com revistas.

A família é muito presente na vida de Rafaela e sempre a apoia. Conversamos com Rafaela e os pais na casa deles no Rio de Janeiro. Sérgio Zylbersztajn de Abreu, pai de Rafaela, disse que sempre buscou estimular o desenvolvimento da filha:

‚ÄúA gente sempre buscou dar as ferramentas e estimul√°-la a se desenvolver. N√£o deix√°-la ficar com pena dela mesma. Tendo sempre que ir para frente, vendo que √© dif√≠cil, vendo que a luta √© dura, mas que h√° possibilidades, que h√° formas de se desenvolver. E √© um orgulho muito grande ver que ela est√° se desenvolvendo pela arte, e √© muito amor‚ÄĚ.

Rafaela escreveu e lan√ßou um mang√°, ‚ÄúFairy Rainbow‚ÄĚ, que conta a hist√≥ria de uma fada que luta contra o mal:

‚ÄúEu produzo hist√≥rias em quadrinhos, no estilo mang√°, h√° mais de dez anos. Criei os personagens, criei a hist√≥ria, criei o perfil deles, a√≠, depois, eu fui pensando no que vai rolar no quadro a quadro, e aprendi o que √© protagonista, antagonista, quadro a quadro, os cen√°rios, hist√≥ria, coisa e tal. L√° em 2011, que eu criei o ‚ÄėFairy Rainbow‚Äô, foi nessa data que eu criei o ‚ÄėFairy Rainbow‚Äô. Fairy significa fada em ingl√™s e Rainbow, arco-√≠ris‚ÄĚ.

O prefácio do Mangá de Rafaela é de Ziraldo. O cartunista falou sobre o talento de Rafaela:

‚Äú√Č comovente ver o talento criativo dela, a imagina√ß√£o fervilhante da Rafaela. O neg√≥cio √© o seguinte, esse livro √© √≥timo porque voc√™ vai vendo os desenhos da Rafaela e, √† medida que voc√™ vai vendo o livro, ela vai melhorando o desenho e vai inventando mais hist√≥ria, e a cabe√ßa dela tem uma disciplina impressionante‚ÄĚ.

Este ano, Rafaela começou a cursar Design Gráfico na faculdade. Nossa equipe foi até lá. Rafael Argento, professor de Rafaela e designer, disse que ela é uma aluna bem interessada na matéria:

‚ÄúEla √© bem efusiva, ela pergunta mesmo, ao contr√°rio dos outros alunos. A maior parte dos alunos √© bem retra√≠da em compara√ß√£o a ela. Ela n√£o, √†s vezes no meio da aula, ela n√£o entendeu alguma coisa, ela levanta a m√£o e fala: ‚ÄėOlha, n√£o eu entendi isso a√≠ que voc√™ t√° falando, repete‚Äô. E eu vou l√° e repito. Eu acho importante e acho que para ela foi bom‚ÄĚ.

Daniela Cardoso foi a orientadora educacional de Rafaela e a responsável por fazer a inclusão dela no Ensino Médio.  Conversamos com Daniela e também com a mediadora Márcia Pimenta, que acompanhou Rafaela em sala de aula. Daniela contou como era feito o trabalho dela com a estudante:

‚ÄúMensalmente, eu vinha como professora orientadora √† escola, para saber como estava o desenvolvimento dela, se era preciso fazer mais adapta√ß√Ķes, se era preciso preparar mais os professores para receberem uma aluna como ela. Cada aluno √© diferente do outro. Ent√£o √© muito importante essa conviv√™ncia familiar, essa parceria da fam√≠lia. Ent√£o, cada vez mais, √© preciso que as escolas se adaptem, que as escolas estudem, que as escolas estejam abertas e que todos que participam desse processo inclusivo, seja do porteiro a merendeira, estejam conscientes de que t√™m responsabilidade na inclus√£o de cada aluno que passa pela escola‚ÄĚ.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar coment√°rio



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!