PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Deficiência Visual e Independência

Deficiência Visual e Independência

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

Sábado, 24/05/2014 No Programa Especial desta semana, vamos falar sobre deficiência visual e independência.  Você vai conhecer Siljia Korn, uma alemã que ficou cega aos 12 anos e hoje é artista plástica. Durante a reportagem, Siljia fez um quadro inspirado na visita da equipe do Programa Especial a casa dela em Berlim.

Após ficar cega, Siljia adquiriu um conhecimento sobre perfumes que a ajudou a interagir novamente com as pessoas. “Fiquei cega depois de um acidente de carro e aí a vida se tornou muito difícil para mim. Eu não sabia como conhecer pessoas. E quando eu tinha sei lá 13, 14,15 anos, eu tive a ideia de usar perfumes para entrar em contato com pessoas.  Eu sabia todos os perfumes de cor e quando sentia um, eu puxava assunto com as pessoas que estavam usando aquele perfume. Quando eu andava de metrô e sentava ao lado das pessoas, eu perguntava para elas se era aquele perfume que estavam usando. Eu falava sobre isso como alguém fala sobre moda. E, através disso, eu conseguia entrar em contato com meninas da minha idade.”

Vamos visitar também um restaurante que exibe obras de arte e expõe quadros de Siljia e acompanhar um passeio de patins no qual Siljia é guiada pelo marido.

No instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, a professora Elcy Maria Andrade Mendes fala sobre Orientação e Mobilidade e independência. “Orientação e Mobilidade é um conjunto de técnicas que permite mostrar para o deficiente visual que ele pode ser tão independente como uma pessoa que enxerga”.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar comentário



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!