PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Perfil Débora Seabra

Perfil Débora Seabra

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

Sábado, 03/05/2014 No Programa Especial desta semana, vamos conhecer Débora Seabra, que é professora e tem síndrome de Down. Nosso programa é todo dedicado a ela. Vamos saber sobre o livro infantil que ela escreveu e sobre o trabalho e a rotina dela e vamos conversar com Margarida e José, pais de Débora, com Dulciana, amiga e supervisora pedagógica e com a mãe de uma aluna, Laísa Palhano.

 

 

Os pais de Débora sempre estimularam o desenvolvimento da filha. Margarida Seabra, advogada e mãe de Débora, disse que sempre quis que ela estudasse em escola regular:

“Para mim, escola especial é complementar à escola regular. A escola especial tem o direito de existir para auxiliar a escola regular. Lembro quando ela começou na escola e num determinado momento ela percebeu que estava mais atrasada que os outros. E a gente falava francamente, sempre houve um diálogo muito aberto com ela. ‘Quem tem síndrome de Down aprende mais devagar’. Ela disse: "Sei". ‘Então não tem que achar ruim porque você está mais atrasada. Daqui a pouco você chega junto’”.

Débora trabalha como auxiliar de desenvolvimento infantil. Laísa Palhano, mãe de uma das ex-alunas de Débora, conversou com a gente sobre essa experiência:

“Existe um ganho mútuo, tanto de Débora, que trabalha aprendendo e sentindo incluída, se sentindo aceita, se sentindo participando de uma vida de colégio com crianças que estão o tempo todinho ali pedindo atenção, como para Rebeca, que aprende a enxergar a vida com uma maneira diferente, ainda muito inocente, muito imatura, mas já encontra pessoas e ela já não desperta mais tanta curiosidade. Acaba que o processo de inclusão aconteceu de maneira natural”.

Durante dois anos, Débora escreveu, em segredo, um livro de histórias infantis, "Débora Conta Histórias". Depois que terminou, ela contou a iniciativa para os pais e deu o livro de presente de Natal para eles. Margarida conta sobre as oportunidades que o livro trouxe para a filha:

“Houve um lançamento em Natal, um em Recife, onde ela palestrou para 4.380 pessoas, participou da Bienal do Livro em Maceió, onde palestrou também, lançou um livro. Depois de tantas palestras, Débora recebeu um convite muito honroso de fazer uma palestra na ONU, do Dia Internacional da Síndrome de Down. Eles estão dando voz às pessoas que são as mais interessadas, que são elas mesmas”.

Dulciana Carvalho é supervisora pedagógica e auxilia Débora na organização do planejamento semanal de atividades da escola onde a professora é voluntária. As duas são muito amigas e além das questões profissionais, Dulciana também ajuda Débora em questões mais pessoais do dia a dia:

“Somos amigas, estabelecemos uma relação de amizade muito grande, muito verdadeira nesses anos todos. Muitas discussões, conversas, confidências e viveu isso tudo muito bem com muita maturidade, com muito sofrimento, como não poderia deixar de ser, todos nós sofremos, essas questões principalmente quando nós estamos na transição da adolescência para essa fase jovem e passou por isso, fez as suas travessias”.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar comentário



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!