PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Dia do Trabalho

Dia do Trabalho

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

Sábado, 26/04/2014-No Programa Especial desta semana, vamos falar sobre o Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio, e homenagear os trabalhadores. Você vai conhecer o projeto “Beleza em Todas as Suas Formas”, que prepara pessoas com síndrome de Down para trabalharem em salões de beleza; e a companhia de dança Giradança, em Natal; acompanhar Fernanda Honorato no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, e ainda, uma visita de Zé Luiz Pacheco no Parque Barigui, em Curitiba.

-

 

 

O projeto “Beleza em Todas as Suas Formas” prepara pessoas com síndrome de Down para atuarem como auxiliares em salões de beleza. Nossa equipe acompanhou a visita dos alunos a um salão de beleza e conversou com o instrutor do curso, Mauro Luiz Piedade, que falou qual é a metodologia do curso:

“Esse curso dura em média quatro a cinco meses entre aulas teóricas, práticas de vivências nos salões para eles se adaptarem a esse ambiente de salão, clientes, como se comportar. Nós criamos cinco personagens dentro desse curso, que é uma recepcionista, dois auxiliares de cabeleireiro, uma cliente e um cabeleireiro. A importância desses personagens durante as aulas é justamente a fixação deles como o papel, a divisão de tarefas entre recepção, auxiliar, cabeleireiro...”.

Leonardo Ferreira é jornalista, trabalha em uma Assessoria de Comunicação e é cadeirante.  Ele contou porque decidiu se tornar jornalista:

“Eu decidi fazer faculdade de Jornalismo quando eu sofri meu acidente, eu fui vítima de bala perdida, tinha quatro anos de idade, ia jogar bola e teve uma troca de tiros, estava passando no momento e acabei sendo atingido e na época repercutiu bastante, então sempre tinha aquela rotina de ser acompanhado por jornalistas, como é que era meu dia a dia e acabei tendo o vínculo”.

Em Natal, a equipe do Programa Especial conheceu o Giradança, grupo de dança contemporânea formado por pessoas com e sem deficiência. Roberto Moraes, diretor administrativo da companhia, explicou o que é o Giradança:

“Engloba todas as deficiências, tanto síndrome de Down, quanto paralisia cerebral, nanismo, o paraplégico traumático e seis que não têm deficiência. O que o Gira Dança quer é mostrar para a sociedade que somos profissionais”.

Fernanda Honorato foi até o Teatro Popular Oscar Niemeyer e conversou com a diretora-geral Carla Tavares que falou sobre a acessibilidade do local:

“A gente tem uma rampa de acesso bastante extensa, porque a intenção de Niemeyer ao que as pessoas subissem, caminhassem por essa rampa, elas pudessem já contemplar a arquitetura, a obra. Não existe inclusão se não for para todos. Tanto que a gente já começou a conversar e desenvolver um projeto, não só contemplando a acessibilidade dos cadeirantes, mas também é um teatro preparado para receber as pessoas com deficiência visual, já com as cabines especiais com o ponto de áudio para que haja narrativa”.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar comentário



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!