PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog P√°scoa

P√°scoa

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

Sábado, 19/04/2014 No Programa Especial desta semana, vamos falar sobre a Páscoa. Você vai conhecer Sandra, que tem síndrome de Down, e a mãe, Tamara. Elas são judias e comemoram Pessach. Vai saber mais sobre a Páscoa cristã com Frei Anselmo, que é cego, visitar uma fábrica de chocolates com Zé Luiz Pacheco, e, ainda, uma reportagem de Fernanda Honorato sobre como fazer uma Colomba Pascal.(clique aqui para assistir)

 

Sandra tem 33 anos, √© de fam√≠lia judaica e tem s√≠ndrome de Down. Na Pessach, a P√°scoa dos judeus, ela e a m√£e, Tamara, junto com a fam√≠lia, realizam uma ceia. Tamara fala sobre tradi√ß√Ķes da Pessach:

‚ÄúDurante oito dias n√£o se come nada que leve fermento, porque durante a travessia e durante a sa√≠da dos judeus do Egito, eles n√£o tinham tempo de esperar o fermento crescer, o p√£o n√£o crescia, ent√£o, tudo √© lembrando exatamente esse fato. No jantar existe uma s√©rie de rituais e durante o jantar que se conta a hist√≥ria para que a hist√≥ria se perpetue‚ÄĚ.

Nosso repórter Zé Luiz Pacheco visitou uma fábrica de chocolates para conhecer o processo de fabricação do doce e conversou com a Chef Chocolatier, Elvira Wiltgen, que contou como iniciou a carreira de Chocolatier:

‚ÄúCome√ßou no ano de 1986, assim um pouco na brincadeira com a minha irm√£ e tal, n√≥s faz√≠amos um chocolate e fomos distribuindo, as pessoas gostaram e a√≠ n√≥s fizemos a empresa, come√ßou a crescer e depois, ent√£o, com isso, a abrir at√© uma lojinha que, realmente, foi a nossa primeira abertura para o p√ļblico‚ÄĚ.

Fernanda Honorato foi até uma confeitaria em Niterói para aprender como se faz uma Colomba Pascal em formato de ovo de Páscoa. A chef confeiteira Eduarda Chagas explicou o que significa o prato:

‚ÄúA Colomba √© de origem italiana do per√≠odo de guerra e o formato dela era em forma de pomba para simbolizar a paz. Hoje, a gente vai fazer com formato de ovo de P√°scoa‚ÄĚ.

Frei Anselmo ingressou na Ordem dos Franciscanos h√° mais de 50 anos, mora no Convento de Santo Ant√īnio, no Rio de Janeiro, e √© cego. Ele falou sobre o sentido da P√°scoa crist√£:

‚ÄúPara n√≥s crist√£os, P√°scoa √© a lembran√ßa da ressurrei√ß√£o de Cristo, passagem da morte para vida e a passagem para uma vida melhor. Os principais s√≠mbolos da P√°scoa: primeiramente √© a cruz, que nos lembra a morte de Jesus na cruz, depois a ressurrei√ß√£o de Jesus, a figura de Jesus glorioso, iluminado, e, depois, outro s√≠mbolo √© a vela acesa, que nos lembra a luz de Deus que brilha no nosso cora√ß√£o e a luz da f√© que deve brilhar em nossa alma‚ÄĚ.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar coment√°rio



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!