PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Esportes e Esportistas

Esportes e Esportistas

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

Sábado, 12/04/2014 -No Programa Especial desta semana, vamos falar sobre pessoas que praticam atividades esportivas. Vamos até Curitiba acompanhar uma entrevista de Zé Luiz Pacheco com o maratonista cadeirante Eduardo França. Em Natal, vamos conhecer um time de futebol de amputados e visitar o Estádio Arena das Dunas. E no Rio de Janeiro, Fernanda Honorato confere o projeto “Natação Sem Barreiras”, voltado para pessoas com deficiência intelectual.

 

 

Nossa equipe foi até Natal visitar o Estádio Arena das Dunas. O local vai ser uma das sedes dos jogos da Copa do Mundo deste ano. Charles Maia, diretor da Arena das Dunas, falou sobre a acessibilidade no estádio:

“O projeto Arena das Dunas foi desenvolvido para dar acessibilidade em todo o estádio. As rampas são todas acessíveis. O projeto não contempla somente o pessoal com dificuldade de locomoção, mas também os cegos, ou seja, ele tem toda parte de piso tátil do passeio até internamente na Arena, além da parte de Braille nas identificações e sinalizações”.

Eduardo França é maratonista cadeirante e mora em Curitiba. Ele foi o primeiro colocado nas maratonas de 2013 e 2009, que aconteceram na cidade. Nosso repórter Zé Luiz Pacheco bateu um papo com ele sobre como foi o começo da sua carreira:

“Eu comecei a correr sem expectativa nenhuma de um dia poder continuar nessa modalidade, porque o meu foco mesmo era o basquete. E eu usava a cadeira de rodas do dia a dia, então onde tinha corrida de rua, organizada por prefeituras, estava eu lá correndo, fazia 10km em uma hora, né? Hoje eu faço 10km em 27 minutos, 25, 30, nessa faixa aí”.

Em Natal, conhecemos um time de futebol de amputados que joga com muletas. O treinador do time, Josuelberth Cunha, explicou as regras do futebol de amputados:

“No futebol de amputados, contamos no campo society com seis jogadores de linha e um goleiro. O goleiro tem uma amputação no membro superior, em um dos braços, e o atleta de linha nos membros inferiores, em uma das pernas. As regras do futebol amputados se assemelham as do futebol normal, com algumas variáveis. Por exemplo, não podemos tocar na bola com a muleta, se não o árbitro dá bola no chão, dá falta”.

O projeto “Natação Sem Barreiras” oferece aulas de natação para pessoas com deficiência intelectual. Fernanda Honorato foi até lá conversar com a treinadora Idalina e com os nadadores Sérgio e Pedro, que recentemente foram destaque nas piscinas da Dinamarca. Idalina falou sobre o projeto:

“O nosso trabalho é voltado sempre para a natação competitiva, o nosso treinamento é um treinamento de periodização, ele segue os moldes de um treinamento desportivo. Você trabalha o aluno como um todo, a questão social, emocional, psicomotora, é um aprendizado é um ganho para vida toda”.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar comentário



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!