PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Esportes

Esportes

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

Sábado, 22/02/2014 - No Programa Especial desta semana, vamos falar sobre esporte, que é muito importante para o nosso corpo e nossa mente. Vamos conferir duas modalidades de esportes praticados por pessoas com deficiência visual. No Brasil, o jogador Liwigston Costa conversa com a gente sobre o futebol de 5; e, na Alemanha, vamos descobrir o que é thorball. Já em Curitiba, vamos acompanhar uma corrida de kart com Zé Luiz Pacheco; e ainda conferir uma entrevista de Fernanda Honorato com o nadador Thiago Pereira.(clique aqui para assistir)

 

 

 

Em Berlim, na Alemanha, Steffen Lehmann mostrou para a equipe do Programa Especial como se joga o thorball e explica a diferença entre o thorball e o goalball, modalidade mais conhecida no Brasil:

‚ÄúO goalball √© um esporte mais atl√©tico, pois no thorball voc√™ joga duas vezes cinco minutinhos e no goalball voc√™ joga duas vezes 12 minutos, a bola √© mais pesada e a quadra √© maior. No thorball voc√™ tem 7 por 16 metros e no goalball voc√™ tem 9 por 18‚ÄĚ.

Liwigston Costa foi um dos atletas convocados para a Seleção de Futebol de 5. O jogador fala sobre a emoção de ganhar uma partida:

‚ÄúQuando ganha o jogo √© uma sensa√ß√£o inexplic√°vel porque voc√™ sabe que √© o seu trabalho que est√° sendo valorizado, voc√™ trabalhou para estar ali, voc√™ suou o ano todo. Em cada vit√≥ria voc√™ v√™ o valor do suor que teve durante o ano. Meu maior objetivo √© me manter na sele√ß√£o e ganhar medalha de ouro em 2016‚ÄĚ.

Em Curitiba, nosso repórter Zé Luiz Pacheco enfrentou mais um desafio: apostou uma corrida de kart com Sérgio Vida, primeiro piloto cadeirante a participar da categoria de Acesso a Stock Car. Sergio contou como chegou lá:

‚ÄúO campeonato de 2008 na parakart foi um campeonato excepcional para mim, porque ali eu consegui correr todas as corridas, fazer a Pole Position em todas elas, a melhor volta em todas elas, ganhar todas as corridas, e foi com isso que eu fui coroado com o Capacete de Ouro, em 2008. E no coroamento do Capacete de Ouro, eu recebi o convite que era o sonho da vida de qualquer piloto, que era pilotar na Stock Car‚ÄĚ.

O nadador Thiago Pereira contou a nossa repórter Fernanda Honorato que ser campeão de natação sempre foi um sonho dele:

‚ÄúEu sonhei fazer parte da nata√ß√£o, em querer ser um grande atleta e √© claro que, para isso tamb√©m, demanda v√°rias outras atividades da nossa rotina, que para a gente alcan√ßar essa medalha, essas conquistas, √© preciso ser feito muito treino, muita disciplina, estar sempre se cuidando. Se voc√™ chegar numa competi√ß√£o e tiver um grande resultado a medalha acaba vindo. Ent√£o √© ter muita dedica√ß√£o, muito treino e correr atr√°s dos seus sonhos, isso eu acho que √© o que a gente tem que fazer para alcan√ßar grandes resultados‚ÄĚ.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar coment√°rio



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!