PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Deficiência Visual

Deficiência Visual

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

Sábado, 22/03/2014 - No Programa Especial desta semana, vamos falar sobre deficiência visual. Você vai descobrir muitas coisas sobre o sistema Braille; acompanhar uma entrevista de Zé Luiz Pacheco no projeto “Ver com as Mãos”; conhecer Deborah Prates, advogada que é cega; e, ainda, uma entrevista no estúdio com a consultora em audiodescrição Virgínia Menezes.

 

 

No Rio de Janeiro, a equipe do Programa Especial conversou com Deborah Prates, que tem um cão-guia. Ela contou quais são as vantagens de ter o animal:

“O cão-guia é bem bacana para o cego, porque ele me ajuda a encontrar um assento, ele me ajuda a encontrar o elevador, a maçaneta da porta, a saída, o meio-fio que eu tenho que parar, nós paramos para fazer a travessia, ele me desvia do orelhão, ele me desvia das poças d'água. Nós dois nos adaptamos: ele a mim e eu a ele”.

O diretor do Departamento de Educação do Instituto Benjamin Constant, João Ricardo Figueiredo, fala sobre a importância do sistema Braille para inclusão da criança cega na sociedade:

“O sistema Braille é mundialmente reconhecido e utilizado para que a pessoa cega, desde a sua infância, possa ter acesso à escrita e à leitura. Hoje em dia, você pode ter um material escolar adaptado com o Braille nesse material pra facilitar o dia a dia do aluno na escola. Você hoje tem uma maior facilidade de acesso do que você tinha no passado”.

Em Curitiba, Zé Luiz Pacheco conheceu o projeto “Ver com as Mãos”, que ensina artes plásticas, dança, música e teatro para crianças e adolescentes com deficiência visual. A responsável pelo projeto, Diele Santo, falou o que a motivou a iniciar o projeto:

“Na minha trajetória com os alunos com deficiência visual, eu percebi que eles não participavam das aulas de artes nas escolas de ensino regular e eles tinham muitas dificuldades de se relacionar com essa coisa das imagens. Eu decidi, então, unir forças e procurar outras pessoas que também acreditassem no que eu acreditava, e assim surgiu o projeto ‘Ver com as Mãos’”.

A consultora em audiodescrição do Programa Especial, Virgínia Menezes, foi entrevistada no estúdio e explicou sobre este trabalho:

“A audiodescrição é um recurso de tradução de imagens em palavras. Normalmente nas cenas de televisão, dos filmes, ou mesmo em peças de teatro existem determinados movimentos que são feitos que a pessoa que não enxerga não tem acesso, não sabe o que está se passando. Então, a audiodescrição visa exatamente a explicação com palavras dessas imagens que aparecem na tela”.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar comentário



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!