PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Dia Mundial do Autismo

Dia Mundial do Autismo

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

Sábado, 29/03/2014 - No Programa Especial desta semana, vamos falar sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 2007, e é celebrado no dia 2 de abril.(clique aqui para assistir)

 

 

Você vai conhecer Miguel Cavendish, desenhista e autista; o professor Fabrício Moser, que dá aulas de teatro para pessoas com autismo; e ainda o trabalho da empresa de tecnologia da informação Auticon que contrata pessoas com autismo em Berlim, na Alemanha.

Miguel Cavendish tem grande talento para o desenho e tem autismo. Os desenhos que ele faz estampam blusas, ecobags e mochilas que são vendidas em redes sociais pela mãe, Raquel. Ela fala como é a relação de Miguel com o desenho:

“Quando ele tinha quatro anos que a gente viu que ele começava a se esforçar bem na elaboração do desenho dele, o traço dele e foi expandindo, foi expandindo aquele traço cada dia mais firme. O desenho ajuda muito o Miguel porque é um horário que ele fica calmo, mas quando está desenhando ele se concentra, é o momento dele. E ele desenha bem e fica orgulhoso, porque quando acaba de desenhar ele vem mostrar o que fez e pede para tirar foto”.

Fabrício Moser dá aulas de teatro para crianças com autismo no Instituto Priorit, que realiza um tratamento transdisciplinar para transtornos do desenvolvimento. As aulas servem para aperfeiçoar as habilidades artísticas e sociais do aluno. Fabrício conta para a gente quais são os benefícios das aulas de teatro para os autistas:

“O principal enfoque da aula de teatro nesse contexto de instituto é trabalhar a comunicação e a interação social dos participantes. Às vezes, a qualidade do teatro permite que você seja mais flexível, entenda o outro, aprenda a se colocar no lugar do outro, a trabalhar com emoções, entender os sentimentos também. Então, às vezes a criança acaba adquirindo uma leitura maior, cada vez maior e entendendo seu sentimento para conhecer a si e conseguir lidar com um mundo de fora”.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar comentário



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!