PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Museus

Museus

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

Sábado, 08/02/2014 - No Programa Especial desta semana, vamos falar sobre museus. Você vai conferir uma reportagem de Zé Luiz Pacheco no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba; acompanhar Fernanda Honorato no Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza; e, ainda, conhecer o Technikmuseum, em Berlim.(clique aqui para ver)

A equipe do Programa Especial acompanhou a visita de Steffen Lehmann, que √© cego, ao Technikmuseum, um museu de tecnologia em Berlim, na Alemanha. Ana Doepfner, que trabalha l√° e apresentou as instala√ß√Ķes a Steffen, falou sobre a inclus√£o de pessoas com defici√™ncia atrav√©s da cultura:

‚ÄúNos √ļltimos anos, eu tenho me interessado em abrir o museu para pessoas com defici√™ncia. Quando as pessoas entram, elas todas sabem que com os olhos, os ouvidos e as m√£os que tipo de exibi√ß√Ķes n√≥s temos aqui no nosso museu e no mapa elas podem saber onde elas podem encontr√°-las. N√≥s temos explica√ß√Ķes em alem√£o, ingl√™s e em alem√£o em Braille‚ÄĚ.

Nosso repórter Zé Luiz Pacheco foi ao Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.  O local é destinado às artes plásticas, obras de arquitetura e design. Segundo Ricardo Freire, historiador do MON, o museu preza pela acessibilidade de pessoas com deficiência visual:

‚ÄúN√≥s temos projetos que preveem facilidades para pessoas com defici√™ncia visual. J√° possu√≠mos um local espec√≠fico, que √© o P√°tio das Esculturas, onde temos esculturas de artistas locais e nacionais, e descri√ß√Ķes em Braille para as pessoas com defici√™ncia, inser√ß√£o de pistas podot√°teis no externo e no interno do museu, a impress√£o em Braille de folhetos explicativos, e audioguias. Tamb√©m j√° estamos construindo uma r√©plica do museu, uma r√©plica t√°til para que as pessoas tenham no√ß√£o de como √© o museu...‚ÄĚ.

Fernanda Honorato visitou o Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. O presidente do Centro Cultural, Paulo Linhares, falou sobre o objetivo de tornar o lugar ainda mais acessível:

‚ÄúUm dos objetivos priorit√°rios √© a adapta√ß√£o, porque o Centro foi criado h√° 15 anos e n√£o tinha uma legisla√ß√£o t√£o bem feita sobre acessibilidade. Ent√£o, n√≥s vamos ter um conjunto de regras t√©cnicas, por exemplo, a sinaliza√ß√£o conter√° todas as placas em Braille, os conjuntos em bot√Ķes em Braille. √Č adaptar o Centro Cultural Drag√£o do Mar √†s novas regras de acessibilidade. √Č uma coisa que a gente est√° aprendendo a fazer‚ÄĚ.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar coment√°rio



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!