PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Pessoa com Deficiência

Pessoa com Deficiência

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

 

Sábado, 30/11/2013 - No Programa Especial desta semana, vamos homenagear o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que é no dia 3 de dezembro. Vamos conhecer o grupo português Dançando com a Diferença, que trabalha com dança inclusiva. Conversar com Jacob Casselden, bailarino e ator britânico premiado, que é surdo. Você vai acompanhar nossa equipe no Memorial da América Latina, em São Paulo. E ainda teremos um bate-papo de Fernanda Honorato com Rita Pokk e Ariel Goldenberg, atores do filme “Colegas”, ambos com síndrome de Down.

Dançando com a Diferença é um grupo da Ilha da Madeira, em Portugal, que há 12 anos trabalha com dança inclusiva, criando espetáculos com um elenco de pessoas com e sem deficiência. Nossa equipe conversou com integrantes do grupo e com Henrique Amoedo, diretor artístico, que disse que o grupo preza a igualdade entre pessoas com e sem deficiência:

“Faz parte da nossa filosofia ter pessoas com e sem deficiência atuando e desenvolvendo todas as atividades em nível igual. Todo mundo no mesmo nível, fazendo o mesmo tipo de atividade. Para mim são todos bailarinos. Me interessa mostrar para o público que é possível fazer um espetáculo com qualidade estética e artística e onde a deficiência não seja o foco central”.

O ator e bailarino britânico Jacob Casselden foi eleito em 2010 o melhor ator surdo no West-End, Londres. Além disso, ele já se apresentou no The Royal Court Theater e recebeu diversos prêmios internacionais. Jacob contou como entrou para o mundo das artes:

“Me tornei o primeiro ator surdo do West End, em Londres. Era realmente incrível, porque tinha a ver com mudar a perspectiva das pessoas em relação às pessoas surdas. O trabalho então evoluiu e a inclusão dos surdos foi muito útil. Não deveria haver comunidades diferentes, mas, sim, uma única comunidade, e a arte é uma mídia muito poderosa para conseguir isso”.

Nossa equipe foi até São Paulo e conheceu a Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, do Memorial da América Latina. A biblioteca dispõe de um serviço para facilitar o acesso à leitura de pessoas com deficiência visual. Carlos Campos, que trabalha no setor e é cego, disse que a biblioteca é totalmente acessível às pessoas com deficiência:

“Um dos projetos desenvolvidos pela Biblioteca Latino-Americana consiste na digitalização do acervo em áudio, permitindo que as pessoas com deficiência visual, sejam elas cegas, baixa visão ou mesmo idosos ou pessoas que não tenham condições de ler pelo método convencional, possam ter acesso a essa leitura”.

Rita Pokk e Ariel Goldenberg são protagonistas do filme “Colegas” e têm síndrome de Down. No início deste ano, os dois foram recebidos pelo ator Sean Penn na casa dele em Los Angeles. Nossa repórter Fernanda Honorato foi conversar com o casal de atores e Ariel contou como foi seu encontro com Sean Penn:

“Eu fiquei muito emocionado de viajar para lá, era a primeira vez que eu estava em Hollywood. Fomos até a casa do Sean Penn, foi muito emocionante, ele recebeu a gente, é muito educado, é um cara super humilde e eu gosto muito dos filmes dele”.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Comentários  

 
0 #1 Ana Rita 02-12-2013 09:04
Parabéns pelo programa,eu tenho uma filha especial o nome dela é Juliana de Oliveira Rodrigues sua chará ,ela tem múltiplas deficiências é cadeirante também tem 20 anos,moramos na cidade de castro Alves BA,gosto muito de assistir seu programa é muito importante para todos aqueles q possuem algum tipo de deficiência quando a gente assiste outros casos isso nos faz sentir mais fortalecidos para seguir em frente.Tenha muito sucesso,desde já desejo vc e toda equipe sua família linda BOAS FESTAS ,q no próximo na continuemos te vendo na TV,muita paz!
Citar
 

Adicionar comentário



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!