PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Vida Universit√°ria

Vida Universit√°ria

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

Sábado, 16/11/2013 - No Programa Especial desta semana, vamos falar sobre a inclusão de pessoas com deficiência na universidade. Vamos conhecer Caio Sampaio, que estuda Administração e é cadeirante. Saber como Valquíria de Souza, que é surda, se comunica em sala de aula. Você vai acompanhar uma matéria com o universitário Julio Cesar Carneiro, que é cego. E acompanhar uma entrevista de Zé Luiz Pacheco com o estudante Johann Lopes, que tem uma deficiência física.

Johann ao lado de Zé em uma sala no IBMEC.

Caio Sampaio é estudante de Administração da PUC-RJ e cadeirante. Caio conversou com a nossa equipe e contou quais foram os desafios para continuar na faculdade após o acidente:

‚ÄúLogo ap√≥s o meu retorno para a faculdade, eu ainda tinha muita dificuldade, ent√£o eu precisava de muita ajuda e isso foi uma experi√™ncia diferente, tanto pra mim quanto para meus amigos. Realmente algumas coisas tiveram que ser mudadas, adaptadas e algumas outras coisas eu descobri um caminho novo. Existiam outros caminhos e eu n√£o conhecia‚ÄĚ.

A estudante de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Castelo Branco, no Rio, Valquíria Souza, que é surda, assiste às aulas com auxílio de um intérprete de LIBRAS. Ela falou sobre seus objetivos profissionais e acredita que todos os surdos devem fazer uma graduação:

‚ÄúFuturamente eu tenho foco de procurar alguma coisa voltada para √°rea de surdez, para que eu possa auxiliar outros surdos a progredirem profissionalmente. O meu conselho para outros surdos √© o seguinte: faculdade √© muito bom. Com seu esfor√ßo, com a sua vontade voc√™ consegue. Eu tive esfor√ßo e soube o que era melhor para minha vida‚ÄĚ.

Julio Cesar Carneiro estuda Psicologia na Faculdade Estácio de Sá e é cego. Ele é representante de turma e tem uma excelente relação com os colegas. Julio contou que entrar na faculdade foi um sonho alcançado:

‚ÄúEu sempre tive vontade de estudar apesar da dificuldade. E aqui o meu processo √© simples. Os professores ajudam bastante, os alunos ajudam bastante. Cada dia √© um aprendizado diferente. Eles me permitiram gravar as aulas para que eu possa estudar o conte√ļdo fora e tudo o que √© colocado no quadro. Eu me sinto bem inclu√≠do aqui‚ÄĚ.

Nosso rep√≥rter Z√© Luiz Pacheco foi at√© a faculdade IBMEC, no Centro do Rio, e bateu um papo com o estudante de Rela√ß√Ķes Internacionais, Johann Lopes, que tem defici√™ncia f√≠sica. No ano passado ele foi eleito o melhor aluno do curso e pretende manter a m√©dia elevada:

‚ÄúEu ganhei o Pr√™mio de Excel√™ncia Acad√™mica, fiquei em primeiro lugar no curso de Rela√ß√Ķes Internacionais. Eu sempre tento estar l√° nas fileiras, n√£o somente no primeiro lugar, porque no fim da faculdade isso tem um bom resultado, porque no fim da faculdade se voc√™ consegue manter sua m√©dia de 9.0, 9.5 isso repercute no mercado, no seu curr√≠culo‚ÄĚ.

(Clique para assistir)

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar coment√°rio



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!