PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Culinária

Culinária

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

Sábado, 02/11/2013 - Vamos abordar um assunto delicioso: culinária. Fernanda Honorato conhece o Projeto Ver o Vinho, em São Paulo. No Rio de Janeiro, a nossa equipe vai a uma indústria de alimentos conferir o trabalho do auxiliar de cozinha Lucídio Siqueira. Nosso repórter Zé Luiz Pacheco recebe dicas de como fazer comida japonesa. E ainda, a chef de cozinha Elaine Encina, que é surda, dá uma dica de um prato apetitoso.

Em uma mesa, Akira e Zé pegam peças de comida oriental com hashi.

Fernanda Honorato foi conhecer o Projeto Ver o Vinho, onde pessoas com deficiência visual conhecem diferentes tipos de vinho e seus aromas. A idealizadora do projeto, Daniella Romano, acredita que os deficientes visuais têm mais facilidade na parte sensorial:

“A ideia surgiu porque eu sempre trabalhei com a parte sensorial do vinho, a parte de aromas, de degustação e na minha cabeça eu sempre imaginava que os deficientes visuais teriam mais facilidade na parte sensorial do que as pessoas que conseguem enxergar. E assim eu comecei a montar esse grupo para que a gente pudesse trabalhar a parte dos vinhos”.

Lucídio Siqueira trabalha na indústria alimentícia. Nossa equipe acompanhou um pouco do seu expediente e ele contou que seu sonho é se tornar chef de cozinha:

“Eu tenho muitos sonhos. O meu desejo no futuro é de me tornar chef de cozinha. Eu quero crescer. Estou aqui para aprender e vou mostrar para todos que eu sou surdo, eu tenho orgulho da minha identidade e eu sou capaz de fazer de verdade as coisas”.

Para saber um pouco mais sobre a cozinha oriental, Zé Luiz Pacheco recebeu o sushiman João Akira em sua casa, que o ensinou a fazer comida japonesa e discorreu sobre o porquê dela fazer tanto sucesso com os brasileiros:

“Eu acredito que o que gera mais interesse mesmo é essa mistura de sabores tão peculiar que é a comida japonesa. E toda essa mistura acabou agradando também o paladar do brasileiro e acabou virando uma mania nacional”.

A chef de cozinha Elaine Encinas, que é surda, vai dar uma dica de como fazer o prato angu à camarão com abobrinha verde. Ela contou que trabalha em eventos:

“Eu trabalho de forma particular fazendo alguns eventos, trabalho em algumas festas. O meu relacionamento com pessoas ouvintes é quando eles fazem alguns contatos, é bem normal, não tem nenhuma dificuldade”.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar comentário



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!