PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Perfil: Paloma

Perfil: Paloma

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

 

Sábado, 26/10/2013 - Esta edição do Programa Especial foi toda dedicada a história de Paloma Fonseca, que é dançarina profissional e tem síndrome de Down. Vamos saber como é a rotina da moça e conversar com a família dela. Paloma compartilhou conosco diversos aspectos de sua vida: A carreira de dançarina, a paixão pela maquiagem e o companheirismo de sua família.

Deividi segura Paloma próximo ao chão por uma perna estendida e um braço num passo de dança.

Ser uma dançarina profissional é um orgulho para Paloma. Ela dança há seis anos e já experimentou diferentes estilos como jazz, balé, salsa e gafieira. O professor e parceiro de dança dela, Deividi Pinheiro, falou sobre o desempenho de Paloma nas aulas:

“Paloma desde o início se mostrou uma pessoa muito focada dentro das aulas, uma pessoa muito concentrada, e ela mostrou para mim que ela queria ir além. Hoje, Paloma é a única pessoa que eu conheço com síndrome de Down que tem um DRT, que é a carteirinha que te profissionaliza como dançarino. A Paloma também é a primeira pessoa com síndrome de Down a participar de um Campeonato Profissional de Salsa no Brasil”.

A maquiagem é uma grande paixão de Paloma e ela já fez vários cursos. Além de fazer sua própria maquiagem, ela também costuma maquiar a mãe, a irmã e a avó. Ela explica seus métodos de maquiar:

“Eu gosto muito de maquiagem, eu adoro fazer em mim sozinha, é bom que eu aprendo mais fácil. Eu faço dois tipos de maquiagem, um eu faço de dia e outro a noite para a apresentação. Para de dia eu faço bem básico e para a noite é mais escuro”.

Rafaela é irmã de Paloma, as duas são muito unidas e companheiras. Rafaela contou como é o relacionamento com a irmã e porque escolheu Paloma para ser a madrinha do filho dela:

“Ela é muito responsável e ela me ajuda, ela está sempre presente. Ela vai à minha casa, agora estou de licença, toda vez que ela tem um intervalinho dos ensaios dela, ela vai à minha casa, ela fica com ele, ela cuida dele. Ela já pega do carrinho, faz dormir, canta para ele, então eu sei que foi uma escolha certa”.

Os pais de Paloma, Ronald e Alba, compartilham com a gente várias etapas do desenvolvimento da filha, desde o nascimento até os dias de hoje. A mãe dela, Alma Valéria, falou sobre como estimulou a filha:

“Nós fazíamos estimulação com ela e a gente estimulava em casa com brincadeiras, na própria troca de fraldas, chupeta, amamentação, tudo isso. A partir de dois anos, ela passou a fazer tratamento com fonoaudióloga e faz até hoje. Então, a Paloma hoje é totalmente ativa.”

Nossa equipe conheceu Suzie Bianchi, diretora da Cia Circo Dança. Ela falou sobre a evolução de Paloma nas aulas:

“É uma modalidade que existe muito mais do corpo em termos de músculos, físico e altura, então você tem que superar seus limites de medo, ela tinha bastante medo em relação a esta questão da altura e que com o tempo ela foi desenvolvendo e vendo que havia, sim, a possibilidade. Hoje eu percebo que ela melhorou muito, ela perdeu o medo, ela não tem mais medo de subir no tecido, no trapézio, na lira, ela faz todos os aparelhos”.

(Clique para assistir)

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Comentários  

 
0 #3 Sonia Jupira 15-01-2014 13:43
Paloma!!! Muiito obrigada pela linda lição de vida, Deus te abençoe e especialmente sua mãe Valéria, exemplo de personalidade que te educou lindamente.

Sua frase "Tenho orgulho de mim", posso dizer que você me ensinou a valorizar muito a capacidade que temos de aprender cada dia a ser melhor. Muito obrigada mesmo. Parabéns!
Citar
 
 
0 #2 Walquiria Santanna 05-11-2013 11:38
Valeria e Roninho, depois de enxugar as lagrimas de emoção em assistir esse video, não poderia deixar de parabenizar vcs todos.
A união faz a força SIM e SEMPRE..... acho que com este video, vcs fazem as pessoas acreditarem que o Amor supera e conquista todas as dificuldades.
Parabéns Paloma, vc é uma boneca!!!!
Fiquem com DEUS, bjos e saudades!
Citar
 
 
0 #1 Alba Valeria 29-10-2013 14:32
Parabéns a toda a equipe que participou desta reportagem, Ficou muito boa ... :lol: Todos que assistiram , ligaram e agradeceram por poder sentir uma emoção maravilhosa e eu como mãe da Paloma fiquei muito feliz de mostrar ao mundo que qdo se é de bem com a vida , a vida só pode ser de bem conosco .

Obrigada por todo o carinho ;-) :-*
Citar
 

Adicionar comentário



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!