PROGRAMA ESPECIAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
  • layout default 
  • layout default daltonismo 
  • layout default contraste
Home Blog Dia do Professor

Dia do Professor

Envie este artigo para um amigo Imprimir PDF

Sábado, 19/10/2013 - No Programa Especial desta semana, vamos celebrar o Dia do Professor, comemorado no dia 15 deste mês. Vamos conhecer a professora universitária Sandra Bernardo, que é cadeirante. Conferir nossa repórter Fernanda Honorato numa aula de dança do ventre com a professora Izete Correa, que é amputada. Saber como é feita a criação recursos que podem ajudar aos professores em sala de aula. Em São Paulo, você vai conhecer a história do professor Rafael Silva, que dá aula para alunos surdos e ouvintes.

Mulher, Fernanda e Izete sorriem. As três usam roupas de odalisca.

Rafael Silva leciona doze disciplinas para alunos surdos na Escola Estadual Dom João Maria Ogno, em São Paulo. Ele enfatizou que a imagem é fundamental no processo de aprendizado do aluno com deficiência auditiva:

‚ÄúO trabalho com o surdo √© um trabalho que exige muita imagem, porque √© a forma do surdo ver o mundo. Ent√£o, eu utilizo tamb√©m imagens na parte imag√©tica muito intensa, muitos v√≠deos. Eu produzo esses v√≠deos de apoio para as disciplinas‚ÄĚ.

A nossa repórter Fernanda Honorato bateu um papo com Izete Correa, professora de dança do ventre, que é amputada. Ela contou como foi seu primeiro espetáculo:

‚ÄúNa minha primeira apresenta√ß√£o eu n√£o sabia como seria a rea√ß√£o do p√ļblico, se todo mundo ia sair correndo me vendo no palco careca e sem bra√ßo. Mas a rea√ß√£o que eu tive foi totalmente contr√°ria, todos me aplaudindo de p√©, se emocionando com a minha apresenta√ß√£o, eu fiquei felic√≠ssima‚ÄĚ.

Na PUC-Rio, nosso repórter Zé Luiz Pacheco conversou com Sandra Pereira Bernardo, professora de Letras e cadeirante. Ela falou o que a motivou a lecionar:

‚ÄúNunca pensei em ser outra coisa al√©m de professora. A primeira condi√ß√£o para ser professora √© gostar de ser aluno, gostar de estudar. O objetivo maior mesmo √© continuar me dedicando a formar os alunos, os futuros professores‚ÄĚ.

O Instituto Nacional de Tecnologia cria brinquedos educativos e objetos pedagógicos que podem ser usados em sala de aula. Saul Mizrahi, doutor em engenharia de produção, contou para a nossa equipe como esses objetos são aplicados no ensino de crianças com autismo:

‚ÄúPor exemplo, o rel√≥gio de parede busca que a crian√ßa tenha a ideia do tempo e aprenda tamb√©m a import√Ęncia de organizar, de se organizar e aos limites. Ent√£o, voc√™ coloca o in√≠cio de uma atividade, o final da atividade e aqui uma imagem que representa o que vai ser feito, ou seja, √© uma possibilidade tamb√©m de aprendizagem, de saber a hora‚ÄĚ.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Coment√°rios  

 
+1 #1 Claudelice 26-10-2013 11:25
Eu amo esse programa de paixão. E hoje me emocionei muitíssimo. Aprendi bastante. Felicidades!
Citar
 

Adicionar coment√°rio



Programa Especial

O Programa Especial é totalmente dedicado à inclusão das pessoas com deficiência. Todo sábado às 10h30min você pode acompanhar reportagens positivas, otimistas, descontraídas e acessíveis a todos. Para isso, o Programa conta com janela de LIBRAS, legenda e audiodescrição. Seja muito bem-vindo!